TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação Dos Estados Absolutistas

Trabalho Escolar: A Formação Dos Estados Absolutistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  1.610 Visualizações

Página 1 de 4

A formação dos estados absolutistas

Existem varias razões Aos poucos o poder politico descentralizado nas mãos da nobreza feudal passa a se transformar. Surgem então os Estados Nacionais ou Modernos, cuja forma de governo característica é a monarquia absoluta.

que explicam o surgimento dos Estados Nacionais, entre elas:

- O enfraquecimento da nobreza feudal, provocado pela fuga dos servos, pela crescente urbanização e pelas cruzadas

- O apoio recebido pelo rei por parte da burguesia, com o interesse na proteção militar.

- Novas técnicas militares (uso de canhao)

Os Estados Modernos se caracterizam pelo imposto real, moeda unificada, exercito real, burocracia e justiça real.

Em vez de cada região só aceitar seu tipo de moeda, agora havia um único tipo de moeda nacional. Em o exercito mais importante. Agora a nação inteira tinha vez de cada nobre ter seu exercito particular, agora o rei comandava que pagar impostos ao rei.

A autoridade do rei era absoluta, por isso esse tipo de regime politico é chamado de monarquia absolutista.

No século XIV a população da Europa passava por uma grande crise, em que a fome, a peste negra e as guerras assolava a população, sem contar que os senhores feudais recebiam cada vez menos tributos feudais com os campos sendo abandonados, e com a ausência de terra para plantio. Assim os senhores feudais, pressionaram os camponeses a fim de lhes fazer render mais tributos, o que gerou grande revolta sobre os camponeses.

O estado absolutista foi criado pela união dos nobres. Foram eles quem concordaram em concentrar toda a autoridade nas mãos dos reis. Porem as decisões do rei podia ser limitado pelos interesses da nobreza.

O estado absolutista podia ser interessante tanto para a nobreza como para a burguesia. Ele ajudava a conciliar os interesses das duas classes sociais, ou seja, o rei e seus auxiliares se empenhavam em harmonizar a burguesia com a nobreza, levando as duas a obterem vantagens.

O francês Jacques bossuet formulou a celebre doutrina do direito divino. Ele dizia que o rei estava no trono por vontade de Deus. Portanto, quem desobedecesse ao monarca seria inimigo do estado e de Cristo. Essas ideias revelaram que a igreja católica estava disposta a convencer as pessoas a se subordinarem ao rei absolutista.

Os reis não eram escolhidos pelo povo. Afinal, o Estado Absolutista nada tinha de democrático, apenas os nobres podia escolher quem deveria colocar a coroa. (muitas guerras civis foram eclodidas)

Espanha

No século VIII os árabes invadiram a maior parte da península ibérica. Os espanhóis cristãos gastaram séculos lutando para expulsar os mouros ( mulçumanos). Durante essa luta uniram-se dois reinos importantes: Aragão e Castela. A vitória final dessa guerra de reconquista aconteceu com a retomada da cidade de granada das mãos dos mulçumanos.

Portugal

Tal como a Espanha, desde o século VIII os invasores árabes dominavam quase todo o território onde hoje está Portugal. Depois de muitas guerras os árabes foram expulsos e nasceu o reino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com