TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GRÉCIA ANTIGA: O ESPAÇO GEOGRÁFICO E A OCUPAÇÃO HUMANA

Por:   •  19/10/2016  •  Artigo  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

Aula 02 - A GRÉCIA ANTIGA: O ESPAÇO GEOGRÁFICO E A OCUPAÇÃO HUMANA

(Resumo correspondente a aula 12 do segundo livro)

Meta da Aula: apresentar as civilizações cretense e micênica, que fornecem os fundamentos do mundo helênico clássico.

Objetivo 01: conhecer as linhas gerais do processo de povoamento da Hélade e os principais aspectos da civilização cretense.

A civilização grega surgiu a partir de embates culturais. A Hélade fora formada recebendo influências dos diversos povos os quais tinha contato. A língua indo-europeia da Hélade foi trazida aparentemente do norte. Com uma situação geográfica propícia ao comércio e ao transporte marítimo, a região da Hélade já era povoada desde 4500 a.C.. Os primeiros helenos a se estabelecerem na região foram os Jônios. Em torno de 1580, esses foram expulsos pelos povos aqueus e eólios.

Foi grande a influência da civilização cretense na vida da Hélade. O povo cretense cultivava oliveiras e cereais. Também trabalhavam metais. Dominavam a técnica de grandes construções e mantinham forte comércio com as demais regiões. Entre 2000 e 1950 entrou em declínio e teve seu território dominado pelos primeiros helenos chegados aquela região.

Objetivo 02: analisar a relação entre os poemas homéricos e os dados da arqueologia, na construção do conhecimento sobre a Grécia micênica.

Inúmeros documentos foram produzidos, porém, com o passar do tempo, poucos puderam ser recuperados. Os poemas homéricos (Ilíadas e Odisséia) foram recuperados em seu texto integral. O que denota, segundo tradição, serem dignos da história. A pesquisa arqueológica intervém no intuito de verificar a autenticidade dos documentos e a época em que foram produzidos. Essa pesquisa pôde constatar que o mundo homérico é diferente do período micênico e que o último influenciou a construção dos poemas homéricos. O mundo homérico era mais simples que o micênico tanto nos âmbitos político quanto social. Os homéricos não dominavam a escrita e nem construíam grandes estruturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (6.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com