TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guerra Fria

Por:   •  26/10/2016  •  Artigo  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

A Guerra Fria

A Guerra Fria começou logo após o término da Segunda Guerra Mundial, no ano de 1945, quando os dois grandes vencedores do confronto, de um lado os Estados Unidos (Capitalista), e do outro, a União Soviética (Socialista) começaram uma disputa pela hegemonia politica, militar, econômica e, principalmente, ideológica. Com o intuito de cada vez mais conseguir trazer as demais nações para o seu respectivo bloco.

Essa definição de "Guerra Fria" é devido ao fato de as duas potências da época nunca terem se enfrentado em um embate militar direto e declarado, apenas houve um conflito no campo das ideias; até mesmo, porque ambas nações praticamente se equivaliam em preparação militar, e consequentemente, um confronto dessa natureza seria o fim das duas, assim como, também da vida na Terra.

A Paz Armada é uma expressão muito conveniente para explicar o que ocorreu durante este período. EUA e URSS protagonizaram uma corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seu próprio território e no de países aliados, esse equilíbrio bélico garantiu a paz, pois ambas temiam o ataque inimigo.

EUA e URSS travaram uma enorme disputa nos campos espaciais, a chamada "Corrida Espacial", decorrente do fato de as duas nações estarem dispostas a evoluir cada vez mais nessa área e mostrar ao mundo quem realmente era mais avançado e tinha maior poder. A URSS lançou no ano de 1957, o foguete Sputnik, a bordo estava um cão, o pioneiro ser vivo a ir ao espaço. Em 1969, o homem finalmente, chegou a lua, com a missão espacial norte-americana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com