TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guerra Fria

Por:   •  1/2/2018  •  Seminário  •  3.705 Palavras (15 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 15

Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu

Uruaçu, 12 de abril de 2017

Curso: Técnico Integrado em Edificações

Turma: 3º Ano

Disciplina: História III

Docente: Waldir Cardoso

Discentes: Alice, Felipe, Henrique, Higor, Matheus.

 

                   Resumo do Capitulo 5 do Livro Didático

Liberdade na Guerra Fria

Enquanto os Estados Unidos viviam seus anos de ouro (1945-1970), países do leste europeu se encontravam em grave crise.

Países capitalistas, que se consideravam liberalistas, na verdade mostravam-se extremamente violentos e ditatoriais, além do apoio do governo a grupos anti-minorias – por exemplo a Ku Klux Klan e o movimento macarthista.

Já os países considerados comunistas, nem se preocupavam com falsas aparências. Eram, assumidamente, ditadores e repressivos, não existia democracia e, logo, exista apenas um único partido, o comunista.

Quando tudo começou

Apesar de nos livros de história dizerem que a Guerra Fria começou em 1947, seu surgimento se deu com o final da Revolução Russa, em 1917.

Nessa intensa guerra civil, existiam dois exércitos, apenas: os brancos (financiados por países capitalista) e o exército vermelho (rebeldes comunistas). Como todo mundo sabe, os vermelhos ganharam, com muito custo, a guerra e dominaram a até então União Soviética.

Já com o comunismo estabelecido e Stálin no poder, em 1920 países, como a Grã-Bretanha e os EUA passaram a tentar isolar a URSS, na tentativa de fazer com que o comunismo não se espalhasse. Mas não deu certo.

Em 1941 os três grandes se juntam para combater o nazismo e a URSS passa a ser reconhecida como uma potência em 1945.

Mas, partindo para a data real oficial, em 1947, o então presidente dos EUA, Truman rompeu suas relações com a URSS. Ainda neste período, surge também o chamado Plano Marshall, que era um projeto que visava acabar com a fome e a pobreza no leste europeu.

O problema é que, apesar de Stálin ter negado, a Iugoslávia aceitou a ajuda oferecida.

A criação do FMI e o reconhecimento do dólar como a moeda internacional, fizeram com que os EUA fossem, finalmente, reconhecidos como a maior potência mundial.

Corrida Armamentista

Após o final da segunda guerra mundial, a iminência do desenvolvimento de armas utilizando material nuclear era iminente, os Estados Unidos que já possuía armamento nuclear, tentou lança 1946 o plano Baruch, que tinha como objetivo regulamentar internacionalmente o desenvolvimento desse tipo de armamento, que seria supervisionada pelas nações unidas. Mais não deu certo, a URSS (União Soviética) não concordo com plano Baruch, em 1949 a URSS desenvolve sua primeira arma nuclear.

Durante a guerra fria a corrida armamentista foi o grande investimento em armamento bélico (armas, tanques, aviões e navios), os EUA e URSS investiram pesado, ambos queria demostrar poder e que estavam preparados para uma guerra.

Em 1949 foi criada uma aliança militar, a Otan (Organização do tratado do atlântico norte) composta por Estados Unidos, Canada e mais 10 países da Europa Ocidental, eles afirmaram um tratado de defesa coletiva. O Estados Unidos fez acordos também com a Austrália, Nova Zelândia e outros países asiáticos para impedir o avanço do comunismo na Ásia, principalmente na parte sudeste da Ásia.

A União Soviética não fico atrás e criou em 1955 o tratado de Varsóvia, que tinha participação da Alemanha Oriental, Hungria, Bulgária, Romênia e Albânia. Com o passar dos anos, a influência dos dois blocos se expandiu por todo mundo.

Em 1950 a 1953 houve a guerra da Coreia, que foi a divisão do pais em dois, um lado a Coreia do Norte apoiada pelos URSS, e do outro lado a Coreia do Sul apoiada pelo Estados Unidos, essa guerra aprofundou mais ainda a corrida armamentista, o EUA até cogitou utilizar a bomba atômica. Em 1952 o EUA desenvolveu a arma de hidrogênio que tinha poder maior de destruição do que a arma atômica, e a URSS crio a bomba H que também tinha enorme poder, maior que a bomba atômica. Tinha grande tenção na época, ambos tinham medo de alguém começa a guerra, pois agora seria uma guerra nuclear. Outra guerra que marcou a guerra fria foi a guerra do Vietnã em 1965.

Com a possiblidade de outra guerra, e acontecimento de conflitos a produção de armas se tornou muito lucrativo, assim empresas privadas nos EUA acabaram superdimensionar o perigo vermelho, porque com isso eles conseguiam ganha mais verba para o setor armamentista, grupos de empresários favoráveis a esse setor era conhecidos como “falcões” que entraram em várias esferas governamentais, eles contribuíram para o aprofundamento da guerra fria. Intervenções do EUA no sudeste asiático e vasto fornecimento de material bélico a ditaduras, se inserem nesses contextos.

Durante a guerra fria o EUA criou a CIA (Central Intelligence Agency) em 1947, no início tinha como objetivo manter os EUA informados do que acontecia no mundo, mais com o tempo começou a desenvolver outras funções como roubos de projetos tecnológicos (corrida armamentista), espionagem, intervenções em outros países, de forma geral proteger os interesses dos Estados Unidos. E a URSS tinha a KGB que desenvolvia o mesmo papel que a CIA, e também desempenhava papel de polícia política, a KGB desempenhou importante papel para URSS na corrida armamentista.

Corrida Espacial

Um dos principais pontos da guerra fria foi a corrida espacial, pra eles o primeiro que chegasse ao espaço (depois a lua), mostraria que sua ideologia era superior. A corrida ao espaço teve início na segunda guerra mundial, por que lá que teve início o desenvolvimento dos foguetes, a Alemanha investiu pesado em pesquisas em foguetes (Alemanha mandou o primeiro foguete ao espaço o V2). Com o final da guerra o EUA capturou o criador do V2 e foguetes. Mais a URSS não ficou atrás e pegou diversos foguetes e cientistas, ele teve vantagem geográfica por que estava mais próximo a Alemanha.

A corrida espacial estava intimamente ligada a corrida armamentista porque que tivesse foguetes melhores seria capaz de lançar bombas nucleares e acerta qualquer lugar com um simples aperto de botão.

O EUA saiu na frente laçando o V2 e tirando as primeiras fotos da terra vista do espaço, e depois desenvolveu o Redstone, desenvolvido para carregar uma bomba nuclear, ele foi o segundo foguete a chega ao espaço.

 A corrida espacial teve realmente início quando eles viram que os foguetes podiam enviar objetos ao espaço, daí vem os satélites. A URSS investiu pesado e tecnologia e em educação nos anos 50, isso fez com que eles tivessem muitos cientistas, em 1957 lançando o primeiro satélite ao espaço o Sputnik colocando eles na frente da corrida, os Estados Unidos entraram em desespero, por que mostrava que a União Soviética podia joga bombas nucleares neles, isso causo há crise Sputnik, a situação do EUA ficou pior quando eles tentaram enviar seu primeiro satélite mais deu errado, e ele explodiu, enquanto isso a URSS enviou seu segundo satélite, agora ele leva abordo a cadela Laika, primeira criatura viva a chega a orbita da terra, mais infelizmente ela morreu, ela virou heroína nacional. O Estados Unidos até propôs a URSS para que as duas se juntassem, mais não teve sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com