TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DAS COMUNIDADES .

Por:   •  24/10/2017  •  Exam  •  21.154 Palavras (85 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 85

HISTÓRIA DAS COMUNIDADES

DISTRITO DE SÃO DOMINGOS

ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO PROFESSOR ANIZ DOMINGOS

A HISTÓRIA DAS COMUNIDADES

DISTRITO DE SÃO DOMINGOS

PROFESSORA-ROSALVA RITZMANN DALPRA

2013 – 2014

Colégio Estadual do Campo Professor Aniz Domingos

Adm: 2012-2015

Gisele Karina Pysklevitz

Capa Carlos Otávio Parastchuk

Revisão ortográfica

Fahena Orbatiuk

O passado é uma cortina de vidro. Felizes os que observam o passado para poder caminhar no futuro.

Augusto Cury

NOSSOS ALUNOS

Antes do galo cantar é preciso levantar, vestir o uniforme e o material pegar, tudo sem fazer barulho pra família não acordar.

Antes do sol nascer, com chuva ou com frio é preciso à beira da estrada estar, esperando o transporte escolar chegar. Não podem se atrasar pois o motorista não vai esperar.

Várias horas de viagem que até dá tempo para cochilar, se muito depressa o motorista nos buracos não passar.

Chegando à escola é hora de um café tomar, pois de barriga vazia não se consegue estudar.

Rapidamente entrar na sala, o professor já está a esperar para a matéria passar, nem dá um tempinho pra conversar.

Finalmente chega o recreio e é hora de relaxar, um lanche rapidinho pra dar tempo de jogar. Namorar, nem pensar pois a diretora já vai enxergar.

E já chega a hora de novamente pra sala voltar, afinal a escola é para estudar.

Bate o sino, é hora de pra casa voltar. A barriga roncando de fome, não é fácil aguentar uma, duas horas até poder almoçar.

Tanto esforço valerá a pena, quando na faculdade se formar e muitas histórias todos terão para contar.

Rosalva Ritzmann Dalpra

AGRADECIMENTOS

Este livro é o resultado de dois anos de trabalho intenso de pesquisa, num esforço cooperativo entre educandos e seus familiares, colegas de trabalho, moradores das comunidades e muitas outras pessoas que contribuíram para a execução do projeto.

Agradeço à todos pela colaboração e dedicação, entretanto um trabalho que a princípio iria ficar na biblioteca da escola chegará às mãos de muitos leitores que poderão ver parte de sua história registrada. Despertando em nossos jovens a importância de registrar os acontecimentos, para que não fiquem esquecidos no tempo. A história é construída pelo ser humano em sua passagem por esse mundo, analisando fatos do passado podemos construir um mundo melhor.

Agradeço à minha família pela compreensão nos momentos em que precisei ausentar-me do convívio familiar ocupando o pouco tempo livre que possuía para me dedicar a escrever.

Foi uma experiência muito boa, e acredito que para meus alunos também. Os desafios contemporâneos pedem atividades além da sala de aula, Nossos jovens precisam perceber que são agentes de transformação na sociedade. O trabalho de pesquisa possibilitou aos alunos conhecerem parte da história de seus antepassados, analisando as dificuldades enfrentadas pelos desbravadores, percebendo que hoje a vida no campo está mais fácil e que o estudo poderá auxiliá-los na melhoria da qualidade de vida no meio em que vivem.

Agradeço à todas as pessoas que contribuíram financeiramente para a edição do livro. É gratificante saber que muitos acreditam na educação. Um país melhor se constrói com uma educação de qualidade e para isso precisamos de colaboração de toda a sociedade.

INTRODUÇÃO

A ideia de escrever um livro partiu no momento da realização de um trabalho de história oral com os alunos, onde pode se perceber a pouca importância que a comunidade num todo (pais, alunos e escola) vem dando à história de suas famílias e da comunidade. Todos fazemos história, mas se não registrarmos ela se perderá no tempo.

Diante dos desafios no mundo contemporâneo, como educadores devemos buscar novas alternativas para ensinar, as informações estão cada vez mais acessíveis, mas isso não quer dizer que estamos formando cidadãos conscientes, capazes de atuar na sociedade de maneira a transformar aquilo que precisa ser transformado para que o mundo seja melhor.

Foi com esse propósito que decidi publicar o resultado do trabalho, realizado em sala de aula, contando um pouco da história de cada comunidade.

SUMÁRIO

1 DISTRITO DE SÃO DOMINGOS

1.1PRIMEIROS HABITANTES ................................................. 08 1.2 Educação...........................................................................14

1.2.1 Construção da nova escola................................................... 15

1.2.2 Escola Municipal Valdomiro de Souza..................................15

1.2.2 Escola Estadual do Campo, Professor Aniz Domingos.......16

1.2.3 Quem foi Professor Aniz.....................................................

...

Baixar como (para membros premium)  txt (143.4 Kb)   pdf (590.1 Kb)   docx (100.4 Kb)  
Continuar por mais 84 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com