TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DO PARLAMENTARISMO

Por:   •  18/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

HISTÓRIA DO PARLAMENTARISMO

* A Inglaterra é considerada o berço do governo parlamentarista . No ano de 1265, um nobre francês, Simom de Montefort, neto de ingleses e grande amigo de barões ingleses, comandou uma revolta contra o rei da Inglaterra, Henrique III, promovendo uma reunião com pessoas com a mesma influência  e classe social, que muitos apontam como a criação do parlamento.

* Podemos dizer que a idéia principal era quebrar o poderio das monarquias absolutistas.

* O parlamento Inglês, na segunda metade do séc. XIV,  já se apresentava com a sua fisionomia atual (com a Câmara dos Lordes e Câmara dos Comuns).

* Após a instalação do parlamentarismo, a Inglaterra influenciou outros paises, alastrando-se por quase toda a Europa. Começando pela França, que se empolgou com as maravilhas do sistema, e passou a adaptá-lo às suas instituições, por meio de reformas parciais desde a primeira metade do século XIX.

DEFINIÇÃO DO PARLAMENTARISMO

Parlamentarismo é um sistema de governo em que o poder legislativo (parlamento) oferece a sustentação política (apoio direto ou indireto) para o poder executivo. Logo, o poder executivo necessita do poder do parlamento para ser formado e também para governar. No parlamentarismo, o poder executivo é, geralmente, exercido por um primeiro-ministro (chanceler).

PODER LEGISLATIVO X PODER EXECUTIVO

No sistema de três poderes proposto por Montesquieu, o poder legislativo é representado pelos legisladores, homens que devem elaborar as leis que regulam o Estado. O poder legislativo na maioria das repúblicas e monarquias é constituído por um congresso, parlamento, assembléias ou câmaras.

Poder Executivo é o poder do estado que, nos moldes da constituição de um país, possui a atribuição de governar o povo e administrar os interesses públicos, cumprindo fielmente as ordenações legais. O executivo pode assumir várias e diferentes faces, conforme o local em que esteja instalado.

CHEFE DE ESTADO X CHEFE DE GOVERNO

Chefe de Governo: representa o país no âmbito das políticas e economia interna do País, no caso, representa o país com relação aos cidadãos e os governadores dos estados internos. No Parlamentarismo, é representado pelo Primeiro-Ministro.

Chefe de Estado: representa o país com relação aos outros paises, assim atua no âmbito internacional. No Parlamentarismo, seria o Presidente.

Exemplo: na Inglaterra, a Rainha é chefe de Estado, e o primeiro-ministro é o chefe de governo.

PARLAMENTARISMO NO BRASIL

Monarquia Parlamentarista

Ocorreu em 1847, na época do Império, no Segundo Reinado, quando Dom Pedro II assumiu o cargo de Imperador. A Contituição Vigente da época era a de 1824, e esta dava ao Imperador o Poder Moderador. Este poder permitia que ele dissolvesse a Câmara dos Deputados a qualquer momento, convocasse novas eleições quando quisesse ou substituísse o presidente do Conselho de Ministros. Ou seja: o Imperador tinha muito poder, e isso era o oposto do Parlamentarismo, já que neste, quem possui todo o poder é o Primeiro Ministro. Por este motivo, a Monarquia Parlamentarista no Brasil ficou conhecida como "Parlamentarismo às Avessas". Durante todo o Segundo Reinado, o gabinete foi dissolvido e reorganizado mais de trinta vezes. Geralmente, o conselho de ministros não chegava a ficar mais de dois anos no poder

Características

- O primeiro-ministro era escolhido pelo imperador (executivo) e não pelo partido de maioria no Parlamento (legislativo), como ocorre na Inglaterra.

- Era centralizador (poder centralizado no imperador).

- Era oligárquico, pois o imperador quase sempre atendia somente aos interesses dos grandes e ricos fazendeiros.

- Não era democrático, pois a maioria da população não podia votar, em função dos critérios censitários do processo eleitoral brasileiro da época. Somente os mais ricos votavam neste período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com