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Uma Breve Introdução à História da Arquitetura de Computadores

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Por:   •  24/11/2013  •  Tese  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

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1. Breve introdução sobre o desenvolvimento histórico da arquitetura de computadores;

A evolução da informática foi caracterizada pelo desenvolvimento de computadores com características as mais diversas, traduzidas pelos diferentes parâmetros, cada vez mais conhecidos da maioria de usuários de computador: a CPU adotada, a capacidade de memória, a capacidade do disco rígido, a existência de memória cache e outros menos conhecidos. A definição destes parâmetros e a forma como os diversos componentes de um computador são organizados, define aquilo que é conhecido por arquitetura de computador e vai determinar aspectos relacionados à qualidade, ao desempenho e à aplicação para a qual o computador vai ser orientado.

2. Arquitetura

RISC e CISC;

RISC

é uma linha de arquitetura de processadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas. A maioria dos microprocessadores modernos são RISCs, por exemplo DEC Alpha, SPARC, MIPS, e PowerPC. O tipo de microprocessador mais comum em desktops, o x86, é mais semelhante ao CISC do que ao RISC, embora chips mais novos traduzam instruções x86 baseadas em arquitetura CISC em formas baseadas em arquitetura RISC mais simples, utilizando prioridade de execução.

RISC é também a arquitetura adotada para os processadores dos videogames modernos, que proporcionam um hardware extremamente dedicado somente à execução do jogo, tornando-o muito mais rápido em relação a micro computadores com mais recursos, embora com processador x86

CISC

RISC é também a arquitetura adotada para os processadores dos videogames modernos, que proporcionam um hardware extremamente dedicado somente à execução do jogo, tornando-o muito mais rápido em relação a micro computadores com mais recursos, embora com processador x86

Pode-se concluir que os projetistas de arquiteturas CISC consideram três aspectos básicos: - uso de microcódigo; - construção de conjuntos com instruções completas e eficientes (completeza no conjunto); - criação de instruções de máquina de “alto nível”,

ou seja, com complexidade semelhante à dos comandos de alto nível.

3. Arquitetura Pipeline;

Na verdade é muito simples. De um modo grosseiro, é a capacidade que o processador tem de fazer o processamento através de fases, tornando-se, assim, muito mais otimizado e rápido. Explico: Imagine uma linha de montagem de carros, onde o carro passa por diversas fases, de funilaria, peças, etc. Essa produção funciona em paralelo para diferentes tipos de carro. Essa é a idéia básica colocada no pipeline.

Vamos supor que temos um grupo de técnicos montando, um único carro, e temos um segundo grupo de técnicos montando carros em uma linha de produção. Podemos até ter os dois grupos terminando a produção do primeiro carro ao mesmo tempo. Já para o segundo carro, enquanto o primeiro grupo de técnicos, iria começar, na linha de produção, já estaria em fase final, e assim sucessivamente. É nisso que consiste o pipeline, colocar as instruções em uma linha de produção de modo que torne o processamento mais rápido.

4. Outros tipos de arquiteturas relevantes;

MISD(Multiple Instruction Single Data): Fluxo múltiplo de instruções em um único conjunto de dados.

É um tipo de arquitetura de computação paralela, onde muitas unidades funcionais executam operações diferentes sobre os mesmos dados. Não há muitos exemplos da existência desta

arquitetura, como MIMD e SIMD, e são muitas vezes mais adequado para dados comum paralelo técnicas.

MIMD(Multiple Instruction Multiple Data): Fluxo múltiplo de instruções sobre múltiplos conjuntos de dados.

É um tipo de arquitetura de computação conjugada. Consiste em CPUs diferentes que executam programas iguais compartilhando memória comum e cálculos coincidentes, cada processador tem acesso a memória compartilhada através do barramento lógico

5. Considerações Finais, com a comparação entre as arquiteturas expostas;

CISC -- Complex Instruction Set Computer

Tecnologia mais antiga e usada para famílias de

computadores compatíveis a nível de software.

Número maior de instruções (~200 a 300 instruções).Uso extensivo de interpretação (principalmente para modelos mais baratos).

RISC -- Reduced Instruction Set Computer

Processador com pequeno número de instruções

muito simples.

Instruções capazes de serem executadas em um

único ciclo do caminho de dados.

6. Referências bibliográficas utilizadas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/RISC

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_de_computadores

http://www.eng.uerj.br/~ldmm/arquitetura/Introducao_a_Arquitetura_de_Computadores.pdf

http://computacaopucgo.blogspot.com.br/2011/01/tipos-de-arquitetura-de-computadores.html

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