TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Da Regiao Norte Do Brasil

Dissertações: A Historia Da Regiao Norte Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  582 Visualizações

História da Região Norte do Brasil

A região Norte do Brasil foi decisiva para a formação do atual estado nacional e seu contexto geográfico estratégico no contexto continental.

Os principais habitantes da região norte,como no resto do país,foram os indígenas,que compartilhavam uma diversificada quantidade de tribos e aldeias,do período pré-colombiano até a chegada dos europeus.

Os espanhóis,entre eles,Francisco de Orellana, organizaram expedições exploradoras pelo rio Amazonas para conhecer a região.Após longas viagens ao lado de Francisco Orellana , Gonzalo Hernándes de Oviedo y Valdés,escreveu em Veneza,uma carta ao cardeal Pedro Bembo , exaltando a fauna e a flora existentes na região até certa época.

Em 1616,chegaram os portugueses.Eles construíram fortes militares para defender a região contra a invasão de outros povos.Os portugueses também se interessaram pelas riquezas da Floresta Amazônica.Com isso,a região também foi parte de caminhos do Movimento das Bandeiras.

Os missionários vieram para a região à procura de índios para catequizar.Eles reuniam os índios em aldeias chamadas missões.As missões deram origem a várias cidades.

Os brasileiros de outros estados,principalmente nordestinos,vieram para a região Norte a fim de trabalhar na extração de borracha.Muitas famílias japonesas vieram trabalhar nas colônias agrícolas.Os japoneses iniciaram a plantação da pimenta do reino e da juta.

Durante as décadas de 60,70 e 80,os governos militares implantaram um grande plano de integração dessa região com as demais regiões do Brasil,incluindo a construção de várias rodovias( como a rodovia Transamazônica),instalação de indústrias e a criação da zona franca de Manaus.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com