TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Culinária Região Norte do Brasil

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  861 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

A culinária de um país é parte do gênero de vida de seu povo. Ela revela não só os fatores físicos de sua geografia como também seus aspectos humanos, econômicos, sociais e culturais. Podemos, a partir das receitas representativas de sua culinária, descobrir muitos dos elementos que compõe uma região, ou seja, uma dedução do tipo de clima e solo principais, dos grupos étnicos presentes, das migrações existentes, das influências exteriores, características culturais que devemos levar em conta tais aspectos de sua culinária, relacionados tanto com os pratos típicos em sua diversidade ou quanto com a alimentação cotidiana.

Neste trabalho contribuiremos com as informações da Região Norte do Brasil, na qual compõe os Estados do Amazonas, Roraima, Amapá, Tocantins, Pará, Acre, Rondônia.

A Região Norte, tem como base de sua culinária os peixes e a mandioca, além dos frutos típicos, como o açaí e a castanha-do-pará. A rede hidrográfica da região e a forte presença da cultura indígena explicam a alimentação cotidiana a base de tucupi, da culinária paraense. A mandioca brava, bem como do jambu, verdura típica que possui propriedade anestésica, causa uma leve sensação de tremor na língua. O tucupi e o jambu estão presentes em duas iguarias típicas: o tacacá, que é um prato a base de camarão, e o pato no tucupi.

E algumas sobremesas a base de açaí, cupuaçu, guaraná e a castanha do Pará extremamente usados em toda a região.

A região Norte, teve pouca influência das culturas negra e europeia, conserva a cultura indígena em grande parte dos seus pratos, utilizando produtos naturais encontrados na fauna e flora da região amazônica.

Festivais Culturais da Região Norte

A quantidade de eventos culturais do Norte é imensa, por esse motivo iremos destacar alguns desses vários elementos que compõem a cultura desse povo tão alegre e receptivo. O que chama a atenção e curiosidade dos viajantes, certamente são as representações de cultura predominante nesses eventos. O folclore é o conjunto de criações baseadas em sua identidade cultural, social e costumes .

As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, que no segundo domingo de outubro reúne mais de 2 milhões de pessoas em Belém (PA), e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho, no Amazonas.

Círio de Nazaré:é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.

Festival de Parantins: é um dos maiores responsáveis pela divulgação cultural do boi-bumbá (O boi-bumbá é uma das variações do bumba meu boi, largamente praticado no Brasil. É uma das mais antigas formas de distração popular. Foi introduzido pelos colonizadores europeus, sendo a primeira expressão de teatro popular brasileiro). No Bumbódromo apresentam-se as agremiações Boi Garantido (vermelho) e Boi Caprichoso (azul). São três noites de apresentação nas quais são abordados, através das alegorias e encenações, aspectos regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos.

Nesses festivais , ocorre uma grande movimentação culinária junto ao folclore, que com fortes origens indigenas são apresentadas diversos alimentos ,como as famosas carne de sol, vatapá, tucupi, tacacá ,etc. Junto a esses festivais, uma famosa fruta chamada açaí, é que chama mais atenção na gastronomia de Amazonas e região, onde se obtem várias sobremesas e bebidas.

A Culinária da Região Norte do Brasil

As comidas típicas da região norte representam uma tradição rica e mesmo modificada por outras tradições ainda carregam heranças indígenas fortíssimas.

A influência da culinária e comida típica da região norte do Brasil é bastante notada pelos costumes indígenas, modo de cozinhar típico destes povos e pelo ambiente amazônico. Apesar de suas raízes amazônicas, a cozinha regional sofreu influência forte de imigrantes portugueses, logo no início da colonização. Depois, com o ciclo da borracha, outros povos chegaram e deixaram seus traços na culinária, como é o caso de libaneses, japoneses, italianos e até mesmo os próprios nordestinos que migraram para a região nesse mesmo período.

Os peixes, raízes, sementes, folhas e frutos são bastante apreciados e constituem os principais alimentos da região norte do país.

Alguns pratos muito prestigiados nesta região são: Pato ao tucupi, peixada de tucunaré, tacacá, pescada paraense, mujica de peixe, damorida, bolo de macaxeira, caruru, gurijuba, maniçoba, pirarucu de casaca. E os ingredientes mais utilizados e consumidos na região norte são milho, mandioca, farinha d'água, farinha seca, farinha de peixe, guaraná em pó, açaí, cupuaçu, castanhas, peixes diversos, dentre outros.

Os índios nativos da Região Norte tinham como alimento básico a mandioca, que até hoje, é o prato típico local, servindo, além de outros usos, para o preparo do tucupi, um molho feito a partir do suco da mandioca ralada e espremida, que depois é decantado e fervido. Ao caldo obtido são adicionadas alfavaca e chicória.

O pato no tucupi é o prato mais famoso do Pará. o molho extraído da mandioca brava. A folha da mandioca também é utilizada para preparar a famosa maniçoba um tipo de feijoada esverdeada que, além das carnes, leva maniva e fica sete dias no fogo brando cozinhando antes de chegar à mesa. Os peixes também representam uma parcela importante da alimentação, sendo os mais consumidos o tambaqui, traíra, piranha, pescada, sardinha de rio, tucunaré, pacu e o pirarucu. Este último também é chamado “bacalhau da Amazônia”, por ser conservado pelo processo da salga, introduzido pelos jesuítas no século XVII.

O Açaí, muito utilizado e extremamente importante para a economia e o maior produtor do fruto é o estado do Pará. O açaí pode ser utilizado em sucos e vitaminas, é comum ser acompanhado de farinha de mandioca, tapioca servindo de base para um pirão para complementar pratos com peixe e café da manhã deles é calórico. Em geral, aparece a tapioca e coisas bem consistentes, como farofas de charque com farinha, de castanha-do-pará e de castanha-de-caju e banana, na primeira refeição do dia.

O Cupuaçu uma fruta típica da Amazônia brasileira, usada em sucos, vitaminas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com