TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Do Povo Hebreu

Casos: A Historia Do Povo Hebreu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2015  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

A história do povo hebreu

Abraão recebeu uma sinal de Deus para abandonar o politeísmo na mesopotâmia, para viver na terra prometida (Canaã - atual Palestina).

O povo hebreu migra para o Egito, escravizados. A libertação-Moisés, Dez Mandamentos.

Juízes

Jerusalém- centro religioso pelo rei Davi. Após o reinado de Salomão(apogeu, templo), as tribos dividem-se em dois reinos : Reino de Israel (10 tribos norte-Samaria) e Reino de Judá(2 tribos no sul- Jerusalém).

1° diáspora judaica com a invasão babilônica, cativeiro da babilônia, destrói o templo de Jerusalém e deporta grande parte da população judaica. Posteriormente com o domínio persa na mesopotâmia os hebreus voltam a Canaã (Ciro I).

No século I, os romanos invadem a Palestina e destroem Jerusalém. No século seguinte, destroem a cidade de Jerusalém, provocando a segunda diáspora judaica. Após estes episódios, os hebreus espalham-se pelo mundo, mantendo a cultura e a religião.

Ocupando diferentes regiões pelo mundo, os judeus conviveram em pequenas comunidades. Apesar de não possuírem um Estado (território), eram considerados uma nação (povo) e procuravam conservar sua identidade cultural por meio da língua, religião, costumes e hábitos.

Na Europa medieval, ocuparam principalmente a região da Península Ibérica . Começaram a ser perseguidos pelos cristãos, porque a Igreja Católica julgou os judeus como responsáveis pela morte de Jesus Cristo., milhares de judeus foram vítimas da Santa Inquisição (Tribunal da Igreja Católica que julgava os hereges).

A partir da Idade Moderna,

Perseguidores: monarquia- botar moral, judeus eram contrários aos padrões/normas da monarquia

Burgueses: dominar o comercio

Igreja: hereges, usura, inquisição

Cristãos novos- américa

Holanda- calvinista- lucro- cana- refino

No século XIX vários países começaram a acusar a comunidade judaica , muitas vezes servindo para encobrir problemas internos, de querer dominá-los(figura do inimigo comum) . Por consequência da grande ascensão econômica, intelectual dos judeus, resistiam a absorção e influência de civilizações estrangeiras, tornando-se alienados e antipatrióticos.

Com o fim da primeira guerra e o desmembramento do império turco que dominava a região da palestina- passou Inglatera, desejo de retornar a Palestina, e criar um Estado Judaico nesse território. Era o ‘Sionismo’, milhares de judeus retornaram, fugindo do antissemitismo europeu. Compra de lotes palestinos kitbutz.

Alemanha- que estava arrasada com as punições do tratado de Versalhes, ocasionando uma inflação galopante, altas taxas de desemprego e dívida externa crescente. Influenciado por isso, Hitler produziu o livro “Mein kampf” contendo os princípios básicos do nazismo: dentre eles a necessidade do espaço vital, e o antissemitismo (diziam que os judeus haviam contaminado a raça ariana).

holocausto- Após a 2° guerra, a ONU criou o Estado de Israel na Palestina. Contrariando os palestinos e árabes que viviam na região.. Primeira Guerra Árabe-Israelense. Vitória

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com