TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História De Tiradentes

Pesquisas Acadêmicas: A História De Tiradentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual foi o crime cometido por Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes)?

R: Crime de “lesa-magestade”, definida, pelas Ordenações Afonsianas e as Ordenações Filipinas, como traição contra o rei. Crime este comparado à hanseníase pelas Ordenações Filipinas.

2. Qual foi a pena aplicada a Tiradentes?

R: O mandado de execução das penas impostas a Tiradentes tinha o seguinte texto: “Justiça que a Rainha Nossa Senhora manda fazer a este infame Réu Joaquim da Silva Xavier pelo honroso crime de rebelião e alta traição de que se constitui chefe, e cabeça na Capitania de Minas Gerais, com a mais escandalosa temeridade contra a Real Soberania, e Suprema autoridade da mesma Senhora que Deus guarde. Manda que com baraço e pregaço seja levado pelas ruas publicas desta Cidade ao lugar da forca, e nela morra morte natural para sempre e que separada a cabeça do corpo seja levada a Villa Rica, donde será conservada em poste alto junto ao lugar de sua habitação, até que o tempo a consuma; que seu corpo seja dividido em quatro, e pregados em iguais postes pela estrada de Minas nos lugares mais públicos, principalmente no da Varginha, e Sebolas; que a casa de sua habitação seja arrasada, e salgada, e no meio de suas ruínas levantado um Padrão em que se conserve para a posteridade a memória de tão abominável Réu, e delito, e que ficando infame para seus filhos, e netos lhe sejam confiscados seus bens para a Coroa e Câmara Real. Rio de Janeiro, 21 de Abril de 1792.

3. Qual foi o rito processual aplicado?

R: O rito processual aplicado foi a “Devassa”. Era um processo ou rito processual judicial estabelecido nas Ordenações do Reino ( em vigor na época as ordenações Filipinas), de natureza criminal, com características de inquisição, ou seja, não garantia o direito de defesa e de contraditório da mesma forma como acontece hoje no ocidente. O julgador e o acusado se confundiam neste rito processual.

Evidentemente, havia regras estabelecidas e claras nas ordenações, terminando sempre com a sentença do juiz ou do tribunal. Os autos desse processo eram chamados de “Autos de Devassa”.

4. É possível comparar o rito processual usado na época com os ritos aplicados nos dias de hoje?

R: No Brasil não, pois este rito processual vigorou no Brasil até a promulgação do Código Criminal do Império no ano de 1830. Porem no Ocidente em alguns países ainda vigora esse rito processual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com