TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Arte

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

Comparação Conceitual de Obra e Fotografia

[pic 1]    [pic 2]   
Pintura: A Lamentação de Cristo, Giotto di Bondone          Fotografia, Robert Capa                                                                                                                                                                                                                                                

        A imagem à esquerda, é uma das pinturas de ar muito comovente e doloroso na história da arte. Foi pintada na parede da Capela Scrovegni, no ano de 1305, em Pádua e representa a morte de Cristo juntamente ao sofrimento de sua mãe, a Virgem Maria e seus discípulos e seguidores.

        A composição apresenta o corpo de Cristo, que foi retirado da cruz, sendo rodeado por sua chorosa família e discípulos, quase todos de cabeça baixa e de ombros caídos, pouco antes de seu sepultamento. A paisagem também repassa uma sensação de tristeza com uma árvore morta ao fundo. Reforça na cena a perda da vida divina.

O autor dessa obra é o artista Giotto di Bondone. Giotto foi um pintor e arquiteto italiano do período do Renascimento Cultural. Nasceu em 1266 na cidade de Colle Vespignano e faleceu na mesma cidade em 1337. Giotto é considerado por estudiosos de história da arte como inovador e também um dos precursores do Renascimento.

          Em contrapartida à imagem, está a fotografia do autor Robert Capa, publicada em uma revista espanhola no ano de 1944 que relata um triste momento de soldados em conflito na guerra.
O fotógrafo Robert Capa Nasceu em Budapeste em outubro de 1913. Endre Erno Giredmann era seu nome verdadeiro. Robert Retratava em sua câmera fatos ocorridos frente as guerras e transpassava características como olhar humano, a coragem e o senso apurado.
        Se comparadas por semelhança, não há relação entre ambas, uma vez que a obra está em cores e possui mais pessoas retratadas em um ambiente “divino”, cercado por anjos e pessoas “santas”, enquanto na fotografia não há mortos, apenas o sentimento expresso de dor e sofrimento em um campo de guerra. O que nota-se é o sentimento transmitido pelas obras apresentadas acima, a emoção dos autores ao demonstrar com seu trabalho como diferentes imagens podem expressar e despertar o mesmo sentimento ao leitor.

Comparação Estética de Obra e Fotografia

[pic 3]

[pic 4]
A Banhista de Valpinçon, Jean Auguste D. Ingres                        Fotografia Sem Título, Man Ray

     À esquerda, temos a obra da Banhista de Valpinçon, feita pelo pintor francês Jean Auguste Dominique Ingres. Jean nasceu em 29 de agosto de 1780, na cidade de Montauban, na França, porém somente em Paris onde esteve de 1806 a 1810, tornou-se conhecido por seu trabalho ao pintar principalmente, figuras femininas.
    A Banhista de Valpinçon, também chamada de “A Mulher Sentada” foi pintada com óleo sobre tela, no ano de 1808. Um gracioso nu é apresentado com um equilíbrio perfeito de intimidade e grandiosidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (370.9 Kb)   docx (260.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com