TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da educação escolar no Brasil

Relatório de pesquisa: A História da educação escolar no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 6

A História da educação escolar no Brasil

ETAPA 3

INSTITUIÇÕES ESCOLARES NO BRASIL COLONIAL E IMPERIAL

INTRODUÇÃO

A história das Instituições Escolares é uma pequenina parte da História.Nesta pesquisa apresentamo-las através do conhecimento como processo de transformação da sociedade no período em que a Instituições Escolar foi criada.

Toda sociedade tem sua dinamicidade, que acontece de forma a se realizar através da produção e reprodução do que gera aquilo que chamamos de vida.As Instituições Escolares passaram por diversas formas de subsistência e também por períodos de variadas formas de produção ( como primitiva , escravista,feudalismo, capitalismo e socialismo).

As Instituições Escolares que foram criadas acompanham o movimento e os interesses da sociedade, identificando cada regime de produção e reprodução, vão sendo organizadas dentro desses interesses, de norte a sul do país os antagonismos são identificados, muito embora algumas dessas Instituições não foram estudados ou até não existam mais, porém não invalidam tais contrastes históricos presentes na formação da sociedade brasileira , que aqui estão identificados nos períodos colonial e imperial.

Os dois períodos aqui apresentados (Colônia e Império) caracterizam as Instituições Escolares de cada época , buscando identificar o desenvolvimento e os conflitos para se chegar á história das Instituições Escolares do Brasil.

A partir destas circunstâncias , que são históricas, portanto determinadas, procuramos neste artigo identificar as Instituições Escolares no país.

Quais são elas?

1.2- BRASIL-COLÔNIA

Durante três séculos , o Brasil ficou na condição de colônia portuguesa, que tinha como princípio beneficiar a metrópole. A economia girava em torno da metrópole, adotando um modelo agroexportador assentado em um só produto.

O açúcar era um produto que na Europa tinha grande aceitação e com um valor alto de venda.”Seria uma forma de Portugal lucrar com o comércio do açúcar, além de começar o povoamento do Brasil.’’

O rei resolveu dividir o Brasil em Capitanias Hereditárias, faixas de terras que foram doadas aos donatários.Estes podiam explorar os recursos da terra , porém ficavam encarregados de povoar , proteger e estabelecer o cultivo da cana –de - açúcar.No Geral , o sistema de capitanias hereditárias fracassou, as únicas que teve resultados satisfatório foram as de São Vicente e Pernambuco graças aos investimentos do rei e de empresários.

O Brasil transformou-se desde a época colonial portuguesa em uma sociedade dominada por grandes latifundiários.Deu-se aí o grande impulso progressivo no tradicionalismo vinculado aos patriarcas para a verdadeira separação das partes agregadas tanto política, social, educacional , quanto econômica de sistema colonial.

O primeiro governo -geral o português Diogo ÁlvaresCorreia, conhecido como Caramuru, auxiliou o trabalho dos jesuítas.viveu entre os indígenas, os portugueses e os índios da Bahia, desde mil quinhentos e dez , desempenhou importante papel, fundou em salvador o primeiro colégio do Brasil.

Com esse objetivo, é enviado ao Brasil o primeiro governador - geral, Tomé de Souza , em março de mil quinhentos e quarenta e nove, chegam os primeiros padres da companhia de Jesus, fundada por Iñigo Lopes de Loyola( Inácio de Loyola) e alguns discípulos5 , na Capelade Montmarte,Paris,em mil quinhentos e trinta e quatro. Com o objetivo de prestar acompanhamento hospitalar e missionário.

A Companhia foi aprovada pelo Papa Paulo terceiro, em vinte e sete de setembro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com