TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História dos Vikings – Roteiro vídeo

Por:   •  14/11/2017  •  Seminário  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 7

A História dos Vikings – Roteiro vídeo

Act. 1

No final do século oitavo, uma onda de violência atacou os moradores da costa norte da Europa: Ataques Vikings. Os vikings são uma antiga civilização, originária da região da Escandinávia, igualmente conhecidos como Nórdicos ou Normandos, eles estabeleceram uma rica cultura que se desenvolveu graças ás atividades agrícolas, o artesanato e um notável comércio marítimo.

Com uma vida voltada para os mares, eles ficaram conhecidos como piratas. De repente, em 780, os vikings se deslocaram da Noruega, Dinamarca e Suécia. A partir daí, começaram a saltear a Europa Cristã, devastando cidades e campos.

‘’Da fúria dos Nórdicos, livrai-nos Senhor. ’’ – Rezavam os monges saxões quando os Vikings pagãos invadiam seus tranquilos mosteiros – cronologicamente, a civilização Viking alcançou seu auge entre os séculos 7 e 11.

Act. 2

Os legendários Vikings se tornaram famosos por serem guerreiros, aventureiros corajosos e ambiciosos. O exército Viking era formado de guerreiros profissionais: treinavam para combates ferozes e estavam melhor equipados com espadas, escudos, machados e arcos. Eram exímios navegadores e com seus barcos sólidos se aventuravam para o alto mar. Quando chegavam à terra firme, saqueavam imediatamente as aldeias para obter cavalos, gados e cereais.

Os vikings navegavam nos aperfeiçoados barcos a vela e a remo esculpidos na madeira. Foram os primeiros na Europa do Norte a construi-los com velas. Ganharam com isso enorme vantagem sobre as embarcações de outras nações movidas a remo.

Fala 1: Com esses barcos, os Vikings puderam retrasar o mapa da Europa.

Fala 2: Um dos mistérios genuínos desse período é o motivo dos Vikings surgirem, O que os levou a atacar e também a colonizar da forma que fizeram,

Fala 3: Parte da experiência Viking é o viver com materiais brutos como a terra, o fogo, o vento e a água. Eles viviam em integração com os elementos da natureza.

As notícias do ataque Viking se espalharam depressa na Europa.

Fala 4: Os ataques levaram as pessoas a acreditar que o apocalipse acabava de chegar.

Act. 3

O ataque foi uma surpresa. Ninguém sabia dos Vikings até surgirem no horizonte, os monges do monastério não podiam acreditar que alguém pensaria em atacar seu santuário. Os ataques Vikings eram rápidos. Eles chegavam de surpresa, atacavam, matavam, saqueavam e queimavam, isso se tornou um padrão em seus ataques. Pertencentes a uma civilização de forte tradição militarista, eles acreditavam que os conflitos ocupavam um importante espaço em suas crenças e práticas sociais.

Oriundos as gélidas terras encontradas nas regiões da Noruega, Dinamarca e Suécia, os Vikings tinham a expressa necessidade de uma vestimenta que pudesse suportar as baixas temperaturas do norte europeu.

Fala 5: Geralmente, eles combinavam peças de tecido com couro e peles grossas que pudessem manter o seu corpo aquecido.

Podemos ainda destacar que a população apreciava a utilização de acessórios em metal e pedra.

Act. 4

 Mesmo partilhando de diversos hábitos e costumes, os Vikings não experimentaram nenhum tipo de governo centralizado capaz de organizar as invasões a Europa.  Geralmente, pequenos grupos independentes organizavam as pilhagens (práticas de saque amento), que começaram a atingir o mundo Europeu a partir das ilhas Britânicas.

Fala 6: Ao contrário do que se pensa, não podemos definir que a invasão realizada pelos Vikings tenha ocorrido por uma mera inclinação para a guerra.

De acordo com algumas pesquisas, o processo de expansão territorial dessa civilização foi gradual e, provavelmente, foi motivado pelo problema do aumento dos contingentes populacionais em terras pouco férteis.

Act. 5: Organização Familiar

A organização familiar Viking tinha claros traços patriarcais, sendo o homem o grande responsável pela defesa da família e a realização das principais atividades econômicas. Dedicada aos domínios domésticos, a mulher era responsável pela preparação dos alimentos e também auxiliava em pequenas tarefas cotidianas.

Porém, recentemente, pesquisas realizadas apontam que as mulheres Vikings também eram guerreiras, pesquisadores das universidades de UppSala e de Estocolmo, ambas na Suécia, chegaram à conclusão que os ossos de um guerreiro Viking encontrados no país pertenciam na verdade, a uma mulher. A descoberta muda a forma de como é visto o papel das mulheres nessa sociedade, já que até então não havia provas de que elas também participavam das batalhas. A partir de uma análise de DNA foi possível descobrir que o corpo pertenceu a uma mulher de cerca de 30 anos de idade.

Fala 7: Fontes escritas mencionam ocasionalmente mulheres guerreiras, mas esta é a primeira vez que descobrimos evidências arqueológicas convincentes de sua existência.

O rei era a principal autoridade política entre os vikings. Em seguida, os condes e chefes tribais também desfrutam de grande prestígio e poder de mando entre a população, O poder de decisão entre os locais tinha certa presença entre os Vikings. Reunidos ao ar livre, discutiam a elaboração de suas leis próprias e as punições a serem deferidos contra os criminosos.

Act. 6

Já na esfera religiosa, os Vikings eram portadores de uma rica mitologia povoada por vários deuses, normalmente, esses eram adorados em eventos coletivos. Várias histórias envolvem a luta entre as divindades e os gigantes. Odin era adorado como ‘’ O Deus dos deuses. ’’ Thor, era a divindade de maior popularidade e tinha poder sobre os céus e protegia o povo Viking. Com o processo de cristianização da Europa, ao longo da Idade Média, os Vikings foram gradativamente convertidos a essa nova religião. A dissolução da cultura Viking acontece entre os séculos XI e XII. Os vários conflitos contra os ingleses e os nobres da Normandia estabeleceram a desintegração desta civilização, que ainda se encontra presente em algumas manifestações da cultura Europeia.

Act. 7 – A fonte primária

Os Vikings deixaram de legado sua cultura, suas práticas e principalmente as suas relíquias materiais. As espadas são os objetos mais valorizados pelos museus. A arma Viking de mais prestígio era a espada longa; cuja lâmina valia 16 vacas leiteiras. O guerreiro que a possuía recebia o status mais elevado na sociedade.

Recentemente, durante a escavação de uma sepultura viking em Langeid, um pequeno vilarejo no sudoeste da Noruega, pesquisadores do Museu de História Cultural de Oslo se depararam com um artefato surpreendente. Apesar de não ser incomum guerreiros serem enterrados com seus armamentos, a espada encontrada é considerada única pelos cientistas, por ter detalhes em ouro, inscrições em latim e símbolos cristãos. A descoberta foi feita em 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com