TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA LOCAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UM OLHAR PARA O MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS

Pesquisas Acadêmicas: A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA LOCAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UM OLHAR PARA O MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  3.165 Palavras (13 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 13

1

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA LOCAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UM OLHAR PARA O MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS

Resumo

A elaboração deste trabalho de pesquisa visa refletir sobre a importância do ensino de História e de História Local, nos anos iniciais da educação básica. Utilizou-se de entrevistas feitas em cinco escolas da rede municipal de ensino de Duque de Caxias e respectivas professoras numa tiragem, visando destacar o conhecimento real dos mesmos acerca da temática como também a noção de pertencimento ao local. Enfatiza a importância da História e da História local, buscando refletir sobre a formação do sujeito histórico. A pesquisa voltou sua atenção para a cidade de Duque de Caxias, o local das entrevistas, discorrendo um pouco sobre a sua história e apresentando alguns momentos importantes como o período de ocupação, o período dos loteamentos nos anos 50 e a ligação existente entre sua história com a do estado do Rio de Janeiro e do Brasil, e nessa feita utilizando-se de pesquisa bibliográfica. A base teórica privilegiou as considerações feitas por: Circe Bittencourt, Vavy Pacheco, Jacques Le Goff, e os Parâmetros Curriculares Nacionais, Israel Beloch, Manuel Ricardo Simões e Mauricio de A. Abreu.

Palavras- chave: história – sujeito - loteamento.

Introdução

Este trabalho monográfico na sua origem propunha-se refletir sobre a importância da inclusão da História local nos currículos vividos da escola pública, haja vista que a educação necessita cada vez mais de práticas que priorizem a formação de educandos conscientes e comprometidos com sua realidade histórica e que estejam prontos a responder as demandas da sociedade.

A estratégia utilizada buscou a realização de entrevistas que foram aplicadas em três momentos específicos: o grupo entrevistado foi composto por educandos e professores de escola pública.

O professor Antônio Augusto Braz1 do Curso de Extensão, sobre a História da Baixada Fluminense foi ouvido. Isto foi necessário devido à importância de se conhecer mais sobre a dinâmica do curso e confrontá-lo com a prática observada na sala de aula. No terceiro momento a entrevista foi realizada com a professora Marlúcia Santos de Souza2,

1 O professor Antônio Augusto é mestre em História Social do Brasil (UFF) e pesquisador da História Social da Baixada Fluminense.

2 A professora Marlúcia S. de Souza é mestre em História Social do Brasil (UFF) e pesquisadora da História Social da Baixada Fluminense.

2

que é considerada uma das pioneiras no resgate da História da cidade, para conhecer as motivações que a tornaram pesquisadora da temática.

Neste artigo, tendo em vista o formato reduzido que se pretende, tomaremos como foco as abordagens teóricas e conceituais feitas no primeiro e terceiro capítulos e a análise dos dados no segundo.

A importância do estudo de História

A importância da aprendizagem de História nas Séries Iniciais, dimensionada entre o local e global, reside na possibilidade do aluno se perceber e se posicionar como sujeito dentro dos processos sociais.

A palavra “história” etimologicamente vem do grego antigo historie e significa aquele que vê; que se informa. Seu surgimento deu-se no século V antes de Cristo (a.C.), nas sociedades ocidentais, mais especificamente, na antiguidade grega (Heródoto seria, senão o primeiro historiador, pelo menos “o pai da história”), mas que remonta a um passado ainda mais remoto, nos impérios do Próximo remo Oriente. (LE GOFF3).

A História tem sua origem nos mitos e na tradição oral, unida à Filosofia, como forma de explicação da origem humana. No entanto, ela é tão antiga quanto à humanidade, devido à necessidade que é própria do homem de explicar para si mesmo sua origem e sua vida. Assim, ela começa com a narração daquele que pode dizer “eu vi, senti”4

Uma das maneiras de se estudar a história do Brasil é através de seus eixos (Colônia, Império e República), de modo fragmentado. Isto é fruto dos rumos tomados pelo ensino de História no Brasil desde que foi efetivado como disciplina escolar do então recém-criado Colégio Secundário D. Pedro II, no final da regência de Araújo Lima, em 1837.5 Deste momento em diante, o ensino de História passou a servir a determinados objetivos políticos e seu método era baseado na memorização de datas e na repetição oral de textos escritos, servindo aos propósitos da escola tradicional. E esta visão da história foi predominante nos currículos escolares até meados dos anos 80.

Durante o processo de democratização no país, algumas mudanças forma observadas em relação à disciplina. A abertura política possibilitou a elaboração de várias de propostas curriculares de História. Segundo a historiadora Circe Bittencourt:

Para a maioria delas, o ensino de História visa contribuir para a formação de um “cidadão crítico”, para que o aluno adquira uma postura crítica em relação à sociedade em que vive. As introduções dos textos oficiais

3 História e Memória. P. 17

4 Ibid., p. 9

5 Katia Abud, Currículos de História e Políticas Públicas, p29

3

reiteram, com insistência, que o ensino de História, ao estudar as sociedades passadas, tem como objetivo básico fazer o aluno compreender o tempo presente e perceber-se como agente social capaz de transformar a realidade, contribuindo para a construção de uma sociedade democrática.6

O que enfatiza a compreensão do “sentir-se sujeito histórico” e sua contribuição para a “formação de um cidadão crítico”, ou seja, um cidadão pensante, capaz de analisar e de se posicionar diante das situações vividas em cada momento pela sociedade.

A importância da História Local

A valorização dessa especialidade da ciência histórica é recente. Seu surgimento deu-se no segundo meado dos anos 80, trazendo uma nova perspectiva para o ensino de História: a aproximação das pessoas do processo histórico, rompendo com a história objetiva e tradicional, valorizando a historicidade de pessoas comuns. Ao trazer à tona acontecimentos, personagens e lugares comuns ao estudante, possibilita sua aproximação com a disciplina e faz com que perceba a relação dialética entre passado e presente. Tem como objetivo buscar subsídios que auxiliem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com