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A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA

Trabalho Universitário: A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  536 Visualizações

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A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E

HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA

Resumo:A presente pesquisa tem como objetivo analisar um aspecto do processo educativo na

Grécia antiga, a saber, procura examinar e entender o papel e a relevância pedagógicos que os

poetas, Hesíodo e Homero tiveram junto aos jovens gregos, por meio de suas obras: Ilíada e

Odisséia, e Teogonia e Os trabalhos e os dias, respectivamente. Os gregos pela primeira vez

formularam o conceito que nós temos hoje de educação liberal, ou seja, a educação digna, do

homem livre; uma educação que habilita o homem a tirar proveito de sua liberdade que enfatiza

sempre o desenvolvimento individual de cada cidadão enquanto ser humano. Com os gregos mais do

que outro povo a educação englobou características semelhantes às nossas no século XXI. O modo

grego de educar constitui o ponto de partida para todas as teorias educacionais até os nossos dias. A

característica fundamental de valorizar o indivíduo enquanto homem e enquanto ser pertencente a

uma comunidade é um dos principais aspectos discutidos ainda hoje quando se fala de educação.

Hoje, muitos séculos depois, busca-se educar os jovens para fazerem parte ativa de uma civilização e

ao mesmo tempo serem pessoas cada vez mais éticas e justas, enfim, melhores. Os gregos enquanto

iniciadores dessas preocupações e criadores de um método educativo próprio se tornam para nós o

melhor exemplo que aponta para possíveis resoluções inclusive para os problemas atuais.

Palavras-chave: Cidadão; Educação; Grécia; Mito.

Introdução

A primeira forma de educação na Grécia antiga, a do chamado período

homérico, não possuía nenhuma organização institucional específica ou um método

extremamente elaborado. Era uma educação que consistia essencialmente num

treino de atividades práticas definidas. O treino para as necessidades mais humildes

da vida era realizado em casa. Contudo, a educação homérica continha os germes

da teoria do desenvolvimento da personalidade. Compreendia o duplo ideal do

homem de ação e de sabedoria.

Nos mitos tanto hesiódicos quanto homéricos encontram-se personagens de

extrema bravura, honestidade, sabedoria e um elevado senso de justiça. Esses

heróis, como Aquiles, Ulisses e Heitor se tornaram modelos para os gregos, e esses

tinham o dever de buscarem ser semelhantes aos seus heróis. O homem grego

aprende desde pequeno a respeitar os deuses e a crer em seus mitos. Essas histórias ainda que, para nós, fantásticas buscavam a formação de um cidadão

ético, justo e sábio.

Esse modo de educação pretendia educar a criança para viver em sociedade,

era um educar para a boa convivência entre todos os cidadãos.

Ao criar essa cultura própria, a educação grega elabora todo um significado

prenhe de sentidos que seriam absorvidos pela cultura ocidental. E por isso se faz

tão necessário buscar compreender em que consistia o fenômeno educativo para os

gregos.

Resultados e Discussão

Homero, juntamente com Hesíodo, formou o ideal pedagógico da Grécia.

Contudo, enquanto Homero se preocupava e ilustrava a vida dos heróis dentro de

uma esfera urbana, participante de uma comunidade em constante progresso,

Hesíodo revela a realidade do campo, a vida rural e mostra uma enorme

preocupação com o conceito de trabalho e justiça.

No poema mais antigo de Homero, a Ilíada, encontra-se predominantemente

a força bruta e o guerreiro é a figura central. O comportamento do homem não está

voltado apenas para a vida pública, em sociedade, mas para suas atitudes na

guerra. A figura do herói nesses poemas está sempre inserida em alguma batalha e

o que determina suas virtudes é sua bravura, lealdade para com o seu país,

coragem e espírito de liderança. Na Odisséia encontra-se um cenário diferente;

efetivamente, Ulisses aparece como um rei, um marido e um pai que deseja

regressar à sua casa. Nota-se o refinamento de Ulisses e dos pretendentes de

Penélope. Através das manifestações culturais como o comer, o beber, o cantar ou

celebrar, percebe-se o quanto o mundo grego já está consolidado e o homem, e

também a figura do herói, está muito mais centrada em sua casa do que na guerra.

Agora ele tem uma terra natal, fixa e para ela vive envolto em muitos costumes,

como as libações que esse deve fazer aos deuses, ou o respeito à tradição,

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