TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCONFIDÊNCIA MINEIRA

Por:   •  28/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SÃO SALVADOR

HISTÓRIA

JOANA PUHL

INCONFIDÊNCIA MINEIRA

SALVADOR DO SUL

2021

A revolta

A Inconfidência Mineira foi uma revolta separatista organizada pela elite de Minas Gerais contra o domínio colonial português. Foi motivada pela insatisfação da população com as ações praticadas pelos portugueses, principalmente pelos altos impostos cobrados.

A relação entre os colonos e a Coroa nunca foi das melhores, mas, à medida que os impostos aumentavam, a situação só piorava. Ao longo do século XVIII, muitas revoltas aconteceram devido ao descontentamento da população, se agravando cada vez mais de acordo com a política fiscal de Portugal que ia se tornando mais rigorosa.

[pic 1]

As causas da Inconfidência Mineira

A insatisfação com a política fiscal de Portugal sempre existiu, porém, alguns acontecimentos específicos da década de 1780 levaram a elite a organizar a tal revolta. Os portugueses estavam cobrando impostos altíssimos e estavam muito rigorosos, mas, esse não foi a principal motivação. A elite mineira acreditava que a capitania poderia ser autossuficiente economicamente, não precisando da coroa portuguesa para se manter e com o objetivo de transformá-la numa república independente.

O governador Luís da Cunha Meneses (gestão 1783-1788) teve seu governo marcado pela corrupção e pelo abuso de poder. Mais tarde, o governador Visconde de Barbacena (assumiu o cargo em 1788) recebeu a instrução de que deveria conseguir 100 arrobas de ouro e, se fosse necessário, deveria realizar uma derrama (uma cobrança obrigatória para atingir a meta). Essa foi a gota d’agua para que os inconfidentes colocassem seu plano em ação. A revolta iria acontecer na Vila Rica, no dia da derrama.

Os participantes em sua maioria eram da elite, mas havia exceções como Tiradentes que era militar e comandava a tropa. Também havia membros da igreja, comerciantes, fazendeiros, médicos, etc.

A ideia deles era impor uma guerra de desgaste em que iriam atingir as finanças portuguesas para forçá-los a negociar. Se conseguissem atingir seu objetivo iriam proclamar uma república de acordo com os padrões dos Estados Unidos, iriam realizar eleições anuais, formar uma milícia nacional e perdoar as dívidas dos inconfidentes.

Resultado

A Inconfidência Mineira ficou conhecida na história brasileira como sendo uma das maiores demonstrações de insatisfações dos colonos contra a coroa portuguesa. Porém, toda essa conspiração nunca saiu do conceito pois foi descoberta antes deles conseguirem colocar em prática.

No dia 18 de maio de 1789, os líderes da Inconfidência foram avisados de que sua conspiração tinha sido denunciada e que todos estavam em perigo. O governador Visconde de Barbacena recebeu seis denúncias e a maioria delas eram de pessoas que queriam quitar suas dívidas com o governo. Ele ordenou a suspensão da derrama e foi atrás dos nomes que tinha conhecimento.

O julgamento se estendeu por três anos e a leitura da sentença (1792) durou 18 horas. As sentenças foram degredo para a África, prisão perpétua e morte por enforcamento. Muitos foram condenados à morte, mas antes de sua execução, uma carta enviada pela rainha de Portugal concedeu o perdão a todos, exceto à Tiradentes. Tiradentes era o membro mais humilde e com posição social mais baixa. Sua função tinha muita importância pois ele era o propagandista do movimento, devido a isso, sua pena de morte foi a única mantida para servir de exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (118.1 Kb)   docx (68.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com