TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Iconografia Anticomunista

Por:   •  10/3/2019  •  Resenha  •  2.053 Palavras (9 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 9

Texto 4 – Iconografia Anticomunista

Introdução

  • Em um país com altos índices de analfabetismo, o material iconográfico constituiu-se como um recurso importante de propaganda e persuasão.
  • Bastante da iconografia anticomunista era importada de outros países e referiam-se ao comunismo internacional (URSS e Cuba). Mas a maior parte das imagens era feitas aqui mesmo no Brasil, pois se tratavam de registros acerca da realidade nacional (política, eleições, personalidades, etc)
  • Para que o caráter propagandístico e persuasivo dos registros anticomunistas fosse eficaz, foi necessária a utilização de símbolos alegóricos que fossem facilmente associados ao tema em questão. Principais: foice e o martelo, líderes comunistas, vermelho.

Comunismo Diabólico

  • Ainda que mais comum no discurso anticomunista, do que na iconografia, a demonização ainda se fez presente.
  • Fig. 1 – Charge atacando a Aliança Nacional Libertadora, pelo fato de terem se aliado ao Partido Comunista. Trata-se da representação do Diabo misturando em um caldeirão, à moda das bruxas, o comunismo, a anarquia e a liberal democracia. Endereçada à ANL, tal charge prega que esta aliança era responsável por todas estas “desgraças”.
  • Fig. 2 – Produzida nos anos 60 em campanha contra Jango. Retrata um professor, com cauda semelhante à do diabo e com a foice e o martelo grafada, alfabetizando um rapaz de tipo humilde e do campo. Essa charge persuade a acreditarmos que a campanha de alfabetização da população carente, era uma tentativa de doutrinação comunista (Mais atual impossível)
  • Fig. 3 – Um comunista gigante (com uma faixa no braço que tem a foice e o martelo) destróis a torre de uma Igreja enquanto várias pessoas fogem apavoradas. Na imagem tá escrito: “O COMUNISMO DESTRÓI A TUA FÉ”. Essa é autoexplicativa né?

Comunismo e Religião

        A maioria das representações desta seção aludem ao caráter anticlerical e iconoclasta atribuído aos comunistas.

  • Fig. 5 – “O comunismo é assim! O comunismo despreza sua religião”. Mãos fortes quebrando ao meio uma imagem de Cristo crucificado. Foi publicada pela Polícia do Rio de Janeiro. Mostra como diversas repartições usaram da iconografia anticomunista.
  • Fig. 6 – Nossa Senhora de Fátima aparece sobre um fundo vermelho que apresenta uma besta alada e medonha. Trata-se da capa de uma publicação intitulada “Catecismo Anticomunista”. Representações desta santa são comuns nesse tipo iconográfico, pois acredita-se que quando ela apareceu em Fátima pras criancinhas, ela teria dito que era necessário parar a Rússia.

Imagens Sinistras: Violência, Escravidão e Doença

        As representações anticomunistas apontavam nele uma ideologia brutal, responsável por violências como tortura, assassinato e estupro.

  • Fig. 7 – Trata da representação de um militante revolucionário segundo o imaginário anticomunista. O cara tem jeitão de bandido, com uma garrafa do bolso da calça (bêbado vagabundo) e um punhal na mão (assassino cruel e covarde, ideia da punhalada nas costas). Tem escrito “Comunismo: Traição, ódio e Sangue”.
  • Fig. 8 – É uma das imagens mais massas. Tem um cara de camisa vermelha com umas feições monstruosas empunhando uma faca curta. Ele está sobre uma mulher indefesa que por sua vez está deitada sobre a bandeira do Brasil. A mulher pode ser entendida como uma alegoria tanto da liberdade como da República. Portanto o comunismo seria um perigo ao Brasil e à sua liberdade. Em uma interpretação menos precisa, podemos também pensar o comunismo como a destruição dos valores morais, pois ele estava a violentar uma mulher sobre a bandeira de nossa pátria. Legenda: “Não deixes o monstro do comunismo destruir a bandeira da liberdade!”. Detalhe, essa charge era de uma revista da polícia.
  • Fig. 9 – Relaciona a escravidão às condições de trabalho em países comunistas. Na img vemos um feitor com a boina bolchevique e uma braçadeira com a foice e o martelo. Ele tem um chicote na mão com o qual ameaça trabalhadores no campo. Legenda: “Você sabia que o comunismo quer escravizar o mundo?”. Essa imagem é uma clara contraposição à propaganda comunista de uma imagem positiva da URSS como a pátria dos operários.
  • Fig. 10 – Tem uma formiga (com rabinho e chifre de demônio) morta no centro, com vários inseticidas. Os inseticidas tem nomes como: Trabalho, Liberdade, Justiça, Família, Moral. Na legenda: “Existem inseticidas eficazes! Entretanto, não basta que eles existam! É preciso usá-los!”. Agora o mais legal, essa imagem foi tirada duma história em quadrinho anticomunista com um enredo onde o germe do comunismo se espalha, tendo seu maior desenvolvimento no período de Marx e Engls, até chegar no nosso século e infectar um cara chamado Lênin. A charge demonstrada chama atenção para a necessidade de matar esse germe.

Comunismo Internacional

  • Fig. 11 – Tem um urso, com “Rússia Bárbara” escrito na perna. Ele ta se lambuzando com um pote de mel onde está escrito “Marcos” (moeda alemã). O urso tá acorrentado a um poste onde tá escrito “Lênin” e que tem um barrete frígio espetado. É como se a Rússia estivesse cativa nas mãos de Lênin. O barrete seria uma forma de Lênin disfarçar seu autoritarismo, pois representa a liberdade. Dá a ideia de que Lênin capturou a liberdade.
  • Fig. 12 – Caricatura onde Lênin é retratado com traços orientais e uma feição feroz. Essa retratação era reforçada pela legenda: “Lênin, o judeu insinuante que levou a Rússia à abjeção do terror vermelho.”. Nota-se o antissemitismo tbm presente no anticomunismo.
  • Fig. 13 – Representa Fidel com um frasco de um aparente veneno, colocando a conta gotas essa substância em um rio que ruma ao Brasil. Ou seja, tá mandando a maldade comunista pra nóis rapazeada.
  • Fig. 14 – Nessa imagem Fidel ta fumando e falando pra um camponês em uma carroça quebrada denominada Brasil: “O que você precisa é de uma revolução como a minha.”. Enquanto isso ele segura outro camponês pobre acorrentado ao seu lado como o nome de Cuba. Passa a ideia do líder revolucionário comunista como um aproveitador.

A insurreição de 1935

A intentona comunista, por sua posição de destaque no imaginário anticomunista, tbm teve algumas imagens a seu respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com