TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MULHERES DE ALUMÍNIO DE SEUNG MO PARK: UM PROCESSO CRIATIVO BASEADO EM ICONOGRAFIA

Por:   •  16/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.626 Palavras (11 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

ESCOLA SUPERIOR DE ARTES E TURISMO

CURSO DE DANÇA

JOZIANE DOS SANTOS RAMOS

AS MULHERES DE ALUMÍNIO DE SEUNG MO PARK: UM PROCESSO CRIATIVO BASEADO EM ICONOGRAFIA

Manaus

2016

JOZIANE DOS SANTOS RAMOS

AS MULHERES DE ALUMÍNIO DE SEUNG MO PARK: UM PROCESSO CRIATIVO BASEADO EM ICONOGRAFIA

[pic 1]

Orientadorª: Prof(a). Ma. Raíssa Caroline Brito Costa

Manaus

2016

  1. LINHA TEMÁTICA

Epistemologia, Estética e Semiótica da Dança

  1. TEMA

 Iconografia e Processos de criação

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Produção de um espetáculo com linhas de balé clássico inspirado nas análises das esculturas das mulheres de alumínio de Seung Mo Park.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO E PROBLEMA

Pode se definir a escultura como a arte de esculpir, a mesma é utilizada como expressão artística desde a pré-história. Nesse caso o artista plástico apresenta inovação, originalidade, singularidade e delineamentos que determinam a escultura.

Em diversos planos e eixos a escultura e a dança destacam o corpo sobre uma meta única de existência. Na elaboração de um ícone o escultor e o bailarino unem-se a intensidade que proporciona suporte a estabilidade e harmonia na criação em dança.

 Partindo desse princípio surgiu o seguinte problema: Como utilizar a análise iconográfica das esculturas das mulheres de alumínio de Seung Mo Park para construção de um espetáculo com linhas de Balé Clássico?

 

5. OBJETIVOS

5.1 GERAL

Criar um espetáculo com linhas de Balé Clássico baseado nas análises iconográficas das esculturas das mulheres de alumínio de Seung Mo Pack.

5.2 ESPECÍFICOS

  • Identificar trabalhos e/ou espetáculos que se utilizaram da iconografia de esculturas para a sua concepção;
  • Analisar as esculturas que serão utilizadas para a construção do espetáculo;
  • Descrever todo o processo de inspiração e construção do espetáculo.
  1. JUSTIFICATIVA

A escultura é uma das especialidades das artes visuais, comprimento, largura e altura são os três aspetos principais que abrangem a sua constituição artística. O principal aspecto escultural é a possibilidade como seus contornos e traços se apresentam durante o espaço, assim como tamanho, textura, luz, sombra e cor são componentes essenciais, o escultor é capaz de representar padrões e proporções elaborados e retratar ou apresentar exatamente um ser humano ou objeto.

Seung Mo Park  é um artista visual natural da Coréia, que agora reside em Brooklyn, nos Estados Unidos, e dedica-se em produzir escultura, instalação e fotografia. Park teve a oportunidade de trabalhar em Dennis Museum Center nos Estados Unidos, na galeria contemporânea em Londres, Galeria De espaço em branco em Nova York e entre outras áreas relevantes a arte contemporânea no Taiwan e China. Quando retornou da índia no final dos anos 1990, começou a examinar a essência de imagens vazias (Heo, o que significa vazio e falso). As primeiras imagens de  Seung  eram esculturas de objetos anônimos e despojado de qualquer sentimento de auto - identidade.

A magnífica perfeição da obra de arte do coreano Seung Mo Park retrata esculturas representativas aperfeiçoadas, que apresentam mulheres com revestimento de fio de alumínio envolvido em aspecto de fibra de vidro.  Sobre revestimento metálico de anéis de metal retorcido, Park reproduz desde o contorno da silhueta feminina ás rugas imperceptíveis e as dobras das vestimentas, retrata cada centímetro do corpo humano dando início a escultura figurativa.

Destacar a arte de criação em dança motivada pela expressividade e perfeição da escultura, apresenta inúmeras possibilidades formas contínuas de movimento que o escultor dá a escultura, a mesma pretende ser utilizada como referencial para o bailarino desenvolver uma composição ou delinear seus movimentos.

A proposta do projeto é desenvolver com linhas do balé clássico um processo criativo, agregado à interpretação e análise das esculturas, desta forma, com serão elaborados experimentos de preparação durante o decorrer nas análises iconográficas.

Em relação ao corpo e escultura, o interpretes através dos movimentos transmitirão possíveis significados esculturais e corporais representativos, com intuito de isso expor formas partindo da perspectiva de interpretação das obras.

Para coreógrafos, acredita-se que a pesquisa poderá mostrar novas possibilidades para processos de criação em dança, utilizando como método criativo e tendo como essência a iconografia, aplicando a interpretação em esculturas.

Para uma universidade que possui o curso de Dança, a análise torna-se precisamente importante para a comunidade acadêmica, pois propõe trazer novos conhecimentos, possibilitando preparo para os acadêmicos e uma nova perspectiva de criação para a sociedade.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

7.1 PROCESSOS CRIATIVOS

Segundo Evelyn Tosta (2012) o processo criativo normalmente abrange certos passos que são: Momento de observação, momento de inspiração, produção, aprimoramento e apresentação. Por que criar, como criar, o quer criar? São estes algumas das indecisões do artista criador.

O processo criativo é eficaz e ocorre em diversas condições que completam e se predominam mutuamente. Ostrower (2010) afirma, a criatividade é uma habilidade essencial ao homem, e a pratica dessa habilidade é uma de suas exigências. Esta criação não se determina exclusivamente ao artista, porém todos, em determinado instante podem se utilizar desta habilidade dependente de suas profissões.

Ostrower (2010) completa dizendo, em qualquer que seja o campo de atividade, criar é basicamente formar, é poder dar um formato a algo novo de novas relações que se estabelecem para a mente humana, fenômenos relacionados de modo novo e compreendidos em termos novos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (224 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com