TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Idade Media

Por:   •  24/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

                                                                 

  1. INTRODUÇÃO

A Idade Média é um período da história da Europa que se inicia no século V, com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476, e termina no século XV, com a tomada de Constantinopla pelo Império Otomano, em 1453.

 A Idade Média é o período intermédio da divisão clássica da História ocidental em três períodos: a Antiguidade, Idade Média e Idade Moderna, sendo dividido em Alta e Baixa Idade Média.

Durante a Alta Idade Média verifica-se a continuidade dos processos de despovoamento, regressão urbana, e invasões bárbaras iniciadas durante a Antiguidade Tardia. Os ocupantes bárbaros formam novos reinos, apoiando-se na estrutura do Império Romano do Ocidente.

                                                                                                                   

  1. ALTA IDADE MÉDIA

A Alta Idade Média, iniciada com a queda do Império Romano do Ocidente, em decorrência das invasões dos povos bárbaros, foi marcada pelo processo de ruralização da sociedade europeia. Fugindo dos ataques bárbaros, os povos do Império Romano que viviam nas cidades passaram a se dirigir para o campo, como forma de se protegerem dos ataques. Com os ataques e a permanência dos bárbaros nos territórios conquistados, aos poucos foi surgindo uma nova formação social, resultando da mistura das instituições romanas e germânicas.

Foi nesse período que se formaram os reinos bárbaros, como o Reino dos Francos, o Reino dos Anglo-Saxões, o Reino Suevo, o Reino Visigodo, o Reino da Burgúndia, o Reino Ostrogodo e o Reino Vândalo. A maioria dos reinos germânicos tiveram uma vida curta e uma história cercada por disputas internas e assassinatos. O Reino Franco prosperou e destacou-se dos demais por sua longevidade e poder, que após um processo de unificação de algumas regiões deu origem ao Império Carolíngio. Foi também na Alta Idade Média que a Igreja católica passou a ter a supremacia religiosa e cultural do continente, transformando-se na grande instituição dominante do período, já que também possuía grandes quantidades de terras.

  1. OCIDENTE MEDIEVAL

O Ocidente medieval nasceu da conjugação de três fatores que se influenciaram mutuamente ao longo dos séculos: as heranças romanas, as heranças germânicas e o cristianismo.

Entre as heranças romanas temos:

  • O colonato (relação de trabalho em que o trabalhador utiliza uma parcela de terra e, em troca, tem de entregar ao proprietário parte de sua colheita);
  • O caráter sagrado da monarquia, ou seja, a ideia romana de que o monarca era sagrado perdurou por toda a Idade Média.

Entre as heranças germânicas temos:

  • O comitatus, grupo de guerreiros que juravam fidelidade a um chefe, a quem deviam servir e honrar;
  • O direito consuetudinário, isto é, baseado na tradição e nos costumes.

O cristianismo foi o terceiro fator decisivo pois propiciou a ligação entre romanos e germanos e deu unidade à civilização medieval.

 

  1. FEUDALISMO

No aspecto da organização econômica e social, foi na Alta Idade Média que se consolidou o feudalismo, que é um sistema de organização econômica, social e política baseado nos laços de fidelidade e dependência entre suserano e vassalo. As relações de servidão entre senhores e camponeses, e as relações de vassalagem entre distintos senhores feudais fortaleceram-se nesse longo período da história europeia.

A sociedade feudal era dividida em três ordens:

  • A dos que oram: O clero era formado pelo papa, cardeais, bispos, abades, monges e párocos. Suas funções eram ministrar sacramentos, fornecer orientação espiritual e amparar os necessitados. Os membros do clero sobreviviam da renda de suas terras, muitos membros do clero possuíam grandes propriedades em que trabalhava um grande número de camponeses.
  • A dos que guerreiam: A nobreza tinha poder e prestígio, que variavam segundo sua posição, expressa no título que possuíam: rei, conde, duque, marquês ou cavaleiro. O trabalho manual era visto pelos nobres como algo indigno, as principais ocupações da nobreza eram a guerra, as caçadas e os torneios.
  • Os que trabalham: Os campos eram cultivados por diversos trabalhadores, entre eles: servos da gleba, vilões e escravos. Os servos tinham liberdade extremamente limitada e estavam sujeitos à autoridade judicial do senhor. Os vilões eram camponeses livres que cultivavam pequenos lotes de terra de sua propriedade, devido a sociedade violenta, os vilões acabavam muitas vezes entregando seus lotes de terra a um senhor em troca de proteção. Os escravos eram pessoas que podiam ser doadas ou vendidas, pois pertenciam a um senhor, eles eram utilizados em serviços domésticos nas moradias de leigos ou religiosos.

                                                                                         

  1. BAIXA IDADE MÉDIA

A Baixa Idade Média foi o período em que se iniciou a desintegração do mundo feudal europeu. As consequências das cruzadas no âmbito comercial proporcionaram um renascimento do comércio com o Oriente a partir do século XII.

Jerusalém recebia muitos peregrinos quando foi conquistada pelos turcos muçulmanos, em 1071, que proibiram visitas de cristãos ao túmulo de Jesus. No ano seguinte começou o movimento das Cruzadas, expedições militares organizadas pela Igreja que deixaram a Europa entre os séculos XI e XIII com a finalidade de retomar a “Terra Santa”. As Cruzadas reuniam milhares de pessoas de diferentes origens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com