TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância De Um Documento Histórico Para A Construção Da História.

Trabalho Universitário: A Importância De Um Documento Histórico Para A Construção Da História.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 2

A importância de um Documento Histórico para a construção da História.

Para poder definir a importância de um documento histórico para construção da História, se faz necessário entender a definição de “documentos históricos”.

Segundo Jairo Carvalho do Nascimento, Professor da UNEB – Campus VI/Caetité-BA: “(...) Os documentos nessa perspectiva, são registros das ações humanas, seja de qualquer natureza: escritos, visuais, orais, monumentos etc.; são datados e localizados em tempos e espaços específicos; expressam o contexto histórico de uma dada época, pois revelam e evidenciam sentimentos, costumes, valores, ideologias etc.” [1].

Em uma reconstrução histórica podemos ainda denominar como documentos históricos diferenciados os filmes, Músicas e Fotografias.

É importante salientar que no processo investigativo histórico o uso de documentos “(...) Justifica-se pelas contribuições que nos podem oferecer para o desenvolvimento do pensamento histórico” [2].

Uma construção histórica basea-se em um conjunto de ações como, por exemplo, estudar e entender as Tradições Orais, Culturais, e memoriais de uma povo ou uma época tendo como alicerce a documentação escrita que não somente servirá de testemunho histórico, mas solidificará a reconstrução da história.

Na Reconstrução da História os documentos escritos se apresentam em suas várias apresentações manuscritas, datilografadas, desenhadas, cunhadas etc.

Podemos concluir que uma investigação ou reconstrução Histórica deve-se linear sempre com farta documentação escrita, visual e oral, mas os documentos escritos devem sempre que possível constituir-se a base, o baldrame e o objeto elementar e basilar da Construção Histórica.

Bibliografia e Citações (APUD)

[1] NASCIMENTO, Jairo Carvalho do, Professor da UNEB –Campus VI/Caetité-BA -O Uso de Documentos e a construção do Conhecimento Histórico, p. 01.

BITTENCOURT, C.M.F. Ensino de História: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortêz, 2004. p.333

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com