TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância de Paulo Freire para a Educação Brasileira

Por:   •  30/1/2020  •  Resenha  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTANCIA DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

A influência de Paulo freire para a educação é notória quando analisamos que seu método é estudado não só em um âmbito nacional, mas também internacionalmente onde seu nome é reconhecido por suas pesquisas no campo da alfabetização.

Paulo Reglus Neves Freire foi um educador, pedagogo e filósofo que nasceu em Recife no ano de 1921 e faleceu na cidade de São Paulo em 1997. Foi um dos mais celebres da educação brasileira onde contribuiu para a educação mundial com seus estudos. foi o escritor de diversas obras utilizadas e citadas em trabalhos acadêmicos e em estudos pedagógicos em todo o mundo onde a sua mais conhecida obra é a “Pedagogia do oprimido”, que destaca o fato da educação ser o caminho para o despertar da visão critica e a formação de sujeitos que busquem mudar sua realidade. Além de outros livros como “pedagogia da autonomia”, “educação: prática da liberdade” e diversos outros.

O método Paulo Freire foi aplicado pela primeira vez em 1963 na região de Angicos (RN), onde Paulo freire através de seus conhecimentos buscou alfabetizar e politizar os povos daquela região. A Localidade era marcada por trabalhadores que acreditavam na importância de aprender a ler para “mudar de vida”. Assim como foi documentado no livro de Carlos Lyra “Às quarenta horas de Angico”, onde segundo a obra, cerca de 300 pessoas foram alfabetizadas em apenas 40 horas.

Paulo Freire acreditava que a falta de equilíbrio entre as classes sociais resultaria na redução das classes mais pobres sobre as nobres. Assim sendo, por ter nascido em regiões mais pobres do pais e ter experimentado essa realidade, defendeu o ensino como forma de ascender o senso crítico do estudante para que ele buscasse sua consciência social e sua autonomia. Durante a ditadura militar seus pensamentos foram interpretados como ameaça a autoridade no governo atuante no período, e por este motivo ele foi procurado, exilado e regressou apenas após 16 anos.

O pedagogo acreditava que o papel do professor ia além de ensinar, pois este ato está diretamente relacionado ao de aprender. Por essa razão defendia que o professor deveria ser valorizado em todos os aspectos sendo fundamental para a construção de uma sociedade que pretende atingir uma educação de qualidade. Ele trabalhou na defesa dos ganhos do profissional e na incrementação de ações voltadas a alfabetização, continuidade da formação e na revisão curricular.

Por suas pesquisas Paulo Freire recebeu 41 títulos de doutor honorário em diversas universidades pelo mundo. Além disso, recebeu vários prêmios de diferentes países e organizações como educador dos continentes. No cenário contemporâneo, Paulo Freire se tornou uma celebridade no quesito educação no Brasil tornando-se um dos nomes mais renomados em embasamento teórico de pesquisas voltadas a alfabetização.

Mesmo com suas polemicas, é inegável que a influencia de Paulo Freire para a evolução da educação foi primordial para erradicar grande parte do analfabetismo presente no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com