TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância de um Documento Histórico para Construir História

Artigo: A Importância de um Documento Histórico para Construir História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Artigo  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

1- Segundo a sua leitura e reflexão, responda qual a importância de um documento histórico para a construção da história.

Muitas vezes pensamos que os documentos históricos são aqueles velhos, guardados em museus, com o conteúdo histórico escrito já quase apagado por efeito do tempo e conservação.

Cada um destes tem seu devido valor histórico e cultural e influenciaram muitas vezes direta e indiretamente nossas vidas, como por exemplo: arquivos do Poder Executivo, Municipais, Estaduais, arquivos do Poder Legislativo, Judiciário, cartoriais entre outros. Isso requer que o pesquisador busque a fundo sua fonte para a elaboração de uma pesquisa mais segura e verdadeira.

Em todos estes tipos de documentos históricos citados, temos um valor significativo para a história da humanidade em geral, uma vez que a fonte é verdadeira, sabemos o que aconteceu no passado e como estes acontecimentos influenciaram e contribuíram para as nossas vidas hoje, como o modo em que vivemos os costumes, a religião e etc. É através desses documentos que sabemos, por exemplo, que colonizou o Brasil: os portugueses ou os chineses? O que acontecia no tempo da escravidão? O que era o Apartheid? Muito do que sabemos hoje sobre a cultura de cada região ou país se deve aos documentos históricos deixados por nossos antepassados. Por meio de um simples documento podemos pesquisar mais a fundo a compreensão do passado.

Porém, a falta de preparo dos órgãos responsáveis pelos arquivos históricos e o despreparo dos profissionais é muitas vezes a causa do desgaste de alguns historiadores, um arquivo bem organizados é mais preciso e poupa muito mais tempo de pesquisa.

Portanto os documentos históricos têm muita importância não somente para os historiadores e pesquisadores mais também para todos de uma sociedade, pois eles influenciaram tudo em nossas vidas desde o modo em que nascemos até o que comemos, mais para que isso seja eficaz é necessária uma melhor organização destes arquivos e profissionais qualificados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com