TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inconfidência Mineira

Por:   •  12/4/2018  •  Resenha  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

INCONFIDÊNCIA MINEIRA

Como se desenrolou e seus principais envolvidos

Impedida de alcançar seu objetivo final, a Inconfidência Mineira tinha a intenção de ir contra a derrama e o domínio português; na história do Brasil, esse foi um dos movimentos sociais mais significativos em sua luta pela liberdade do povo brasileiro.

Ainda como colônia de Portugal, no final do século XVIII, o Brasil sofreu injustiça política com altas taxas e cobranças de impostos, não bastasse isso, várias leis que atrapalharam o crescimento industrial e comercial, haviam sido estabelecidas.

Havia uma enorme extração de ouro nesse período, especialmente em Minas Gerais. Quem encontrasse ouro, mais precisamente os brasileiros, eram obrigados a pagar o quinto, que representava vinte por cento do total de ouro encontrado, para os portugueses, quem não pagava esse imposto sofria duras penas.

Com o tempo e a grande exploração de ouro, as minas foram diminuindo, e ainda assim, os portugueses continuavam com as cobranças, e neste período, Portugal criou a Derrama, onde cada região de exploração deveria pagar 100 arrobas de ouro, que equivale a 1500 quilos por ano, para a metrópole, e se a região não pagasse esse valor, os soldados entravam nas casas das famílias e pegavam os seus pertences até chegar ao valor que eles deviam.

Diante de tanta cobrança, impostos e mais impostos, a população estava insatisfeita e influenciados pelas idéias iluministas de liberdade, fazendeiros, intelectuais, militares e donos de minas, começaram a fazer reuniões para encontrar a solução definitiva para o problema: a independência do Brasil.

Joaquim Jose da Silva Xavier, Tomas Antonio Gonzaga, Claudio Manuel da Costa, Inácio de Alvarenga, padre Rolim e outros representantes da elite mineira, formavam o grupo que tinha como principal objetivo conquistar a liberdade definitiva e estabelecer o sistema de governo republicano em nosso país, a inconfidência mineira se tornou um símbolo de resistência para os mineiros.

Porque ela faz parte da chamada Crise do Antigo Sistema Colonial

A Crise se deu por causa da insatisfação do povo com o sistema em que viviam, tanto no Brasil quanto em outros países. A inconfidência mineira foi a primeira das rejeições ao sistema colonial português, mesmo tendo caráter idealista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com