TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inconfidência Mineira

Por:   •  22/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

     CURSO: Licenciatura História

                          TÍTULO: Inconfidência Mineira

                                 “A luta pela liberdade”

                     ORIENTADORA: Prof.ª Maria Cecília de Oliveira Adão

LUANA GONÇALVES ALVES (8002918)

REGINALDO RODRIGUES SILVEIRA (8018802)

        SILVIA DE VASCONCELLOS (1140297)

BATATAIS

2017

PELOTAS

2017

SÃO PAULO

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – A INCONFIDÊNCIA MINEIRA        

2. DESENVOLVIMENTO        

3. OBJETIVOS.................................................................................................................

4. JUSTIFICATIVA..........................................................................................................

5. PROCESSOS METODOLÓGICOS............................................................................

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS - RESUMO        

7. REFERÊNCIAS        

8. CRONOGRANA...........................................................................................................

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

A INCONFIDÊNCIA MINEIRA

Assunto: Inconfidência mineira

Tema: A influência do iluminismo na Inconfidência Mineira

Problema: Os Inconfidentes e os Ideais Iluministas

            O Brasil sofria grandes abusos políticos da coroa portuguesa que impunha grandes taxas e impostos e várias leis que prejudicavam o desenvolvimento do Brasil.

Sobre a Europa pairava o Iluminismo, uma corrente de pensamento libertário, baseada em princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade que se opunha ao Absolutismo que marcava os governos europeus à época.

            Revoluções com esta base ideológica eclodiram na Europa nos séculos XVII e XVIII, tais como a Inglesa em 1642 e a Francesa em 1789.

            Da Europa para o mundo, estas revoluções e idéias, contribuíram, fomentaram e inspiraram movimentos semelhantes também no Brasil. A importância da inconfidência mineira, só poderá ser compreendida através de estudos profundos sobre o tema.

            Destacamos neste trabalho o papel dos inconfidentes e os ideais que os motivaram, além da importância que movimentos como estes tiveram para o Brasil contemporâneo.

2. DESENVOLVIMENTO

         

A inconfidência Mineira ocorrida em 1789 foi um dos movimentos que tiveram mais importância na história do Brasil, significava a luta pela liberdade, contra o governo português. A coroa portuguesa se voltou para um conjunto de medidas políticas de caráter fiscalizante e repressor, minas gerais era o principal centro de exploração e extração de metais preciosos, e onde as autoridades fiscais se faziam mais presentes.

 Na medida em que as reservas minerais na região de minas gerais iam se esgotando os tributos e a fiscalização também aumentavam, a coroa portuguesa dificultava a sobrevivência e a economia local aumentando o custo de vida dos colonos em nome do próprio interesse, também proibiam qualquer tipo de indústria ou manufatura na região, apenas a produção de tecidos grosseiros que eram usados como embalagem, ou roupa para os escravos que era permitido.

Com a grande extração de ouro que em maior parte era feita em Minas Gerais, deveriam ser pagos aos cofres portugueses, 20% de todo ouro encontrado e quem não pagasse sofria duras penas, como a exploração desenfreada o ouro começa a diminuir, consequentemente a arrecadação dos impostos também, para que isso não afetasse o governo português, Portugal cria a derrama, lei que designava que cada região de exploração de ouro deveria pagar 1500 K por ano de ouro para a metrópole, e caso não fosse pago os soldados da coroa eram incumbidos de retirar os pertences das pessoas até completar o valor da dívida, dos menos favorecidos até os membros mais altos da elite brasileira. Foram afetados intelectuais, fazendeiros, militares e donos de minas.

Os inconfidentes eram as pessoas que conspiraram contra o rei de Portugal. Entre os inconfidentes existiam pessoas de várias classes econômicas, militares, padres, estudantes, comerciantes, proprietários de minas e funcionários a participação de cada um era repleta de motivos particulares e para o bem comum. Os inconfidentes foram liderados por Joaquim José da Silva Xavier conhecido por Tiradentes.

O movimento de insurreição começou na cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto, segue o relato de umas das reuniões feitas para planejar o levante.  

O tenente coronel, com este nome ilustre, e ilegítimo, dos mais distintos da América portuguesa estava esperando com mais quatro conspiradores: o Dr. José Alvares Maciel, o padre José da silva Oliveira Rolim, Joaquim Jose da Silva Xavier e Carlos Correia, os seis reuniram-se para formalizar os planos de um levante armado contra a coroa portuguesa. (MAXWELL, 1977, p.142).

Os inconfidentes defendiam a criação de um governo republicano e o estabelecimento de uma carta constitucional, a liberdade industrial, a instalação de uma fabrica de pólvora e a criação de uma universidade em Vila Rica e o perdão das dividas dos mineradores, nem uma posição foi tomada pelos inconfidentes quanto à abolição da escravidão.

De acordo com os planos dos revoltosos, o movimento seria acionado às vésperas da cobrança da derrama, que consistia no confisco de bens e propriedades daqueles que não pagavam seus impostos. Mas o movimento não aconteceu, Joaquim Silvério dos reis, coronel comandante do regimento da cavalaria auxiliar de borda do campo, contratador de entradas, fazendeiro e proprietário de minas, devido aos altos custos dos impostos cobrados pela coroa estava falido e delatou a conspiração antes mesmo da derrama acontecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (162.5 Kb)   docx (316.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com