TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influencia Da Igreja Catolica Na Formação Das Cidades

Trabalho Universitário: A Influencia Da Igreja Catolica Na Formação Das Cidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  896 Visualizações

Página 1 de 2

O filme Altar de Pedra Canga, conta a história da saga dos padres e freiras dominicanas e de Frei Bertholomeu Meirinho, enfocando a construção da Catedral Nossa Senhora das Mercês em Porto Nacional, Tocantins.

A Igreja, tem um grande marco na formação das cidades coloniais brasileiras, o que de fato, constituía uma relação entre Igreja/Estado, uma vez que, por falta de normas claras na formação das cidades, a Igreja assume esse papel e de acordo com as normas e procedimentos eclesiáticos surgem as primeiras povoações no Brasil.

Assim como nas outras cidades coloniais, a catedral de Porto foi construída pelos dominicanos juntamente com a comunidade portuense, entre os anos de 1894 a 1903 que foi o término desta suntuosa catedral. E entre os seus construtores, destacou-se o nome de um dominicano que chegou a Porto Nacional com o objetivo de construir a grande obra. Esse homem, Frei Bartolomeu meirinho, portugês de nascimento, chegou a Porto Nacional em 1893, e desde então ele deu o início aos preparativos á construção da obra. primeiramente qualificando toda a mão- de-obra como, carpinteiros, marceneiros, poleiros, pedreiros, ferreiros, talhadores de pedra e argamassadores.

Para construir uma igreja ou mesmo uma capela, existia normas que determinava onde, que tipo de construição, qualespaço destinado à atender as constryuções sagradas. Essas normas eram regularizadas pela “Constituiçoens primeiras do Arcebispado da Bahia”, redigidas em 1707 e publicada em 1719 que dizia: “ Conforme direito Canômico, as Igrejas devem fundar, e edificar em lugares decentes, e acomodados, pelo que mandamos, que havendo-se de edificar de novo alguma Igreja parochial em nosso arcebispado, se edufique em sítio alto, e lugar decente, livre de humidade, e desviado, quando possível, de lugares imundos e sórdidos...”.

Primeiramente, durante dois anos, toda a mão-de-obra para a construção da Catedral Nossa Senhora das Mercês foi preparada, juntamente com a comunidade de Porto Nacional, fez-se um estudo do solo, e descobriu-se a pedra canga que foi a matéria prima principal do processo construtivo, além de ter utilizado também, adobes e tijolinhos.

A obra demandou nove anos e parte dos trabalhadores foram remunerados pela a ordem dominicana francesa, além da contribuição de toda a população de Porto Nacional naquele período.

Houve um equívoco secular de que a catedral teria sido construída por escravos que na verdade não foi. Os verdadeiros construtores foram os dominicanos que chegaram em Porto Nacional no ano de 1886 e a comunidade portuense que abraçara este desafio transformando aquela monumental obra no maior símbolo religioso no Tocantins.

Observa-se que o papel da igreja numa comunidade é muito importante pela representação arquitetônica e pelo reconhecimento advindo dela pelo reconhecimento pelo Estado, aumentando o significado do templo e do clero secular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com