TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Igreja Católica x Galileu Galilei

Tese: Igreja Católica x Galileu Galilei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Tese  •  1.506 Palavras (7 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO:

Neste trabalho falaremos um pouco sobre a vida de Galileu Galilei e sobre suas conquistas e descobertas importantes para a ciência, Falaremos também sobre seus conflitos com a Igreja e as consequências que ele teve de aguentar devido a isso.

1 – Igreja Católica x Galileu Galilei

Galileu foi o primeiro a contestar as afirmações de Aristóteles, que, até aquele momento, havia sido o único a fazer descobertas sobre a física.

Na época, o modelo astronômico mais aceito e proclamado pela Igreja era o de Ptolomeu, que afirmava que a Terra era o centro do universo e os astros a orbitavam. Alguns anos antes, porém, Nicolau Copérnico propõe a teoria heliocêntrica, segundo a qual a Terra, na verdade, gira em volta do Sol, e não o contrário. As experiências de Galileu levam-no a corroborar a tese de Copérnico, e Galileu passa a defendê-la.

Galileu escreve um livro como uma espécie de teatro onde aparece três personagens, o primeiro acha que Terra gira ao redor do Sol (teoria heliocêntrica), o segundo que o Sol gira ao redor da Terra (teoria geocêntrica, o terceiro seria neutro. Infelizmente, o ponto principal – que as marés provocam que a Terra se move – está errado. As marés são causadas pela gravidade do Sol e da Lua, mas a lei da gravidade ainda não havia sido descoberta. A melhor evidência que o livro dá para o movimento da Terra é que os planetas mudam de tamanho no céu – o que não aconteceria se eles girassem em torno da Terra. O livro apresenta também a primeira teoria da relatividade: Galileu mostra que os objetos no porão de um navio não são afetados pelo movimento regular do navio.

O livro foi ótimo pra história da ciência, porém trouxe algumas consequências em si: o livro foi proibido e Galileu intimado a ir a Roma, para ser julgado pela terrível Inquisição. Em 1633 já tinha 63 anos (nessa época as pessoas nem chegavam nessa idade). Tortura e morte era o que os inquisidores ansiavam por lhe impor. Por ter amigos influentes ele conseguiu a prisão domiciliar, assim podia ver as filhas e receber algumas visitas. Assim viveu até 1642, ano de sua morte. A história Galileu Galilei (1564-1642) matemático, físico, astrônomo e filósofo italiano. Fundamentou cientificamente a Teoria Heliocêntrica de Copérnico. Inventou a luneta telescópica, idealizou o primeiro relógio e enunciou as leis que regem o movimento pendular. Desmitificou lendas, estabeleceu princípios e causou uma renovação na história da Ciência. Galileu Galilei (1564-1642) nasceu em Pisa, Itália, no dia 15 de fevereiro. Era filho de Vicenza Galilei e de Giulia Atamantina. Em 1574 a família vai morar em Florença, e Galileu ingressa no Mosteiro de Camaldulense. Iniciou o curso de Medicina na Universidade de Pisa, mas depois de quatro anos abandonou a medicina pela matemática e valeu-se dela para entrar no mundo da física e da astronomia. Em 1585, vai a Florença dar aulas de Matemática. Em 1589, torna-se professor de Matemática na Universidade de Pisa. Três anos depois, assume a cátedra na Universidade de Pádua, onde fica até 1609. É o primeiro astrônomo a construir uma luneta para observar os corpos celestes. Volta à Universidade de Pisa em 1610. Depois de vários estudos demonstra publicamente que "dois corpos de pesos diferentes, caindo a um só tempo de alturas iguais, tocarão o solo no mesmo instante. Galileu Galilei registra a presença de mares, crateras e montanhas na Lua. Publica “História das Manchas e Acidentes do Sol” em 1613. Descobre os quatro satélites de Júpiter – prova de que alguns astros são capazes de orbitar em torno de outros. Observa que Vênus tem as mesmas fases da Lua e conclui que o planeta, como a Terra, também orbita ao redor do Sol. Em 1614 foi acusado de heresia e em 1616 foi proibido de ensinar e defender sua teoria. Quando Galileu resolvia estudar um assunto, queria verdades completas e vivia em conflito com o poder religioso, que controlava a ciência da época. A igreja julgava e condenava como heresia qualquer ideia contraria ao que ela afirmava. Em 1632, defendeu o sistema heliocêntrico na obra “Diálogo” sobre os Dois Máximos Sistemas do Mundo: o Ptolemaico e o Copérnico. Em 1633, foi condenado, pela inquisição, a prisão domiciliar permanente em sua casa de campo em Arcetri, no sul de Florença. Foi obrigado a renegar suas descobertas. Morreu cego em sua casa em Arcetri, no dia 8 de janeiro de 1642. Em 1922 a igreja reconheceu o erro cometido.

2 – CONQUISTAS DE GALILEU:

Era um amante da matemática, mas seus objetivos iam contra a vontade do pai, que queria que ele estudasse medicina. Acabou não se formando na disciplina e voltou pra Florença, onde morava, para virar um professor de matemática. Nesse meio tempo, desenvolveu a balança hidrostática. Após um tempo, ele então foi nomeado professor de matemática da Universidade de Pisa; a partir desse momento, realizou algumas de suas mais célebres experiências, como tentar demonstrar a influência da gravidade nos corpos, ao deixar cair do alto da torre de Pisa duas bolas esféricas de pesos diferentes, ao mesmo tempo. Antes se acreditavam que os objetos mais pesados cairiam mais rápido no chão que os mais leves, e não que a gravidade age da mesma forma para ambos. Em setembro de 1593, consegue um importante título na Universidade onde trabalhava; Pouco depois, inicia seus trabalhos sobre arquitetura militar e outros assuntos relacionados. Segue com importantes descobertas ao longo da vida. No período que ficou enfermo, por volta de 1594, leu as obras de Nicolau Copérnico, fato que mudaria para sempre sua concepção de mundo, e também a nossa. Em 1604, ele organiza conferências onde renega a visão peripatética de observar o mundo, ou seja, renega a lógica aristotélica que perdurou durante muito tempo na história, levada como verdade. Em 1609, Galileu realiza grandes descobertas ao observar a Lua e a Via Láctea com sua luneta, que ele próprio projetou. Pouco depois realiza uma de suas mais importantes descobertas, ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com