TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interdisciplinaridade Entre Geografia E Historia

Artigo: A Interdisciplinaridade Entre Geografia E Historia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  3.112 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo o qual discute as relações interdisciplinares entre o ensino de história e geografia no ensino fundamental na escola municipal Paroquisia Batista do Nascimento Pedrinhas/Se, justifica-se pelo fato dessa escola apresentar o ensino de historia e geografia de forma dicotomizada, visto que são áreas de conhecimento que tem o homem como objeto de estudo em comum.

Segundo barros (2008) por ser este o um universo obrigatório de estudo partilhado entre história e a geografia humana, pode-se dizer que o espaço é o grande mediador das relações entre as duas disciplinas irmãs, pois as mesmas tratam com questões econômicas, sociais e geográficas.

Sendo assim, nota-se a presença de crises presentes nas praticas pedagógicas, especificamente na relação do ensino de história e geografia, uma vez que perante as transformações ocorridas, assim, faz necessário implantar a interdisciplinaridade para fugir dos modelos tradicionais que ainda reinam no cotidiano escolar.

Para discutir a interdisciplinaridade entre geografia e história, cabe, sobretudo, abordar a trajetória histórica destas áreas de conhecimento enquanto ciência, visto que o professor deve saber no oficio do magistério o que pode ser considerado interdisciplinar. Por se tratar de um universo que promove o conhecimento, a Escola Paroquisia Batista do Nascimento da cidade de Pedrinhas deve preocupa-se com o processo interdisciplinar para o ensino de história e geografia, pois é uma necessidade que visa facilitar o trabalho do professor e melhorar o desempenho do aluno.

2 TEMA

A interdisciplinaridade do ensino de história e geografia no ensino fundamental maior.

3 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A interdisciplinaridade do ensino de história e geografia no ensino fundamental maior: na concepção dos professores da Escola Municipal Paroquisia Batista do Nascimento Pedrinhas-se.

4 PROBLEMA

Diante de tantas inovações tecnológicas, a interdisciplinaridade entre as disciplinas de história e geografia é uma pratica compatível?

5 OBIJETIVOS

5.1 Objetivo geral

Entender as concepções dos professores no ensinar e aprender história e geografia no ensino fundamental maior na Escola Municipal Paróquisia Batista do Nascimento Pedrinhas-se.

5.2 Objetivos específicos

1- Analisar a importância das disciplinas história e geografia na formação dos discentes;

2- Abordar e identificar as principais teorias da aprendizagem;

3- Compreender a interdisciplinaridade e as metodologias do ensino nessas áreas;

4- Averiguar a relação do professor de história e geografia;

5- Entender a importância da relação teoria/pratica desenvolvida pelos professores;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com