TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nação e Civilização no Trópicos

Por:   •  21/12/2018  •  Resenha  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

Fichamento dos textos; Nação e civilização nos trópicos: O instituto histórico e Geográfico Brasileiro e o Projeto de uma História Nacional.

De Manoel Luiz Salgado Guimarães.

 -No século XIX, começa a se pensar na história propriamente dita, o que eu ganha força em discurso historiográfico e conquista definitivamente seu espaço na universidade como disciplina de história.  

-Na Europa, esse campo já era observado desde do início do século, entretanto, a discussão nacional ocupa um espaço maior.

-No século XIX houve um lugar privilegiado na produção historiográfica no Brasil, marcado por uma profunda marca elitista, herdeira de uma tradição iluminista. Logo, esse foi o lugar de onde o discurso historiográfico do Brasil foi produzido. Michel de Certeau, desempenhará um papel muito importante na construção da historiografia.

 - No processo de consolidação do Estado Nacional viabilizou a questão de se pensar em uma história mais sistematizada. Se criou, em 1838, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) que aponta a uma materialização do empreendimento, com finalidade de dar uma identidade a “ Nação brasileira”. José Bonifácio, em 1813, já alertava sobre certas dificuldades poderiam aparecer em uma gestão de um projeto nacional, relacionadas a escravidão e a população indígena. (p.02)

 - No processo de definir a identidade do Brasil, foi importante e definiu-se também o “outro” em relação a Portugal, que se não se opôs a metrópole portuguesa, a nova Nação brasileira a reconhece como continuadora de uma tarefa civilizadora. (p.02)

-Esta mesma historiografia, excluirá os negros e índios dessa noção de civilização. Que será restrita aos brancos, se opondo a abrangência que se propunha no espaço europeu” [...] Configurando o “outro” nessa civilização excludente, que serão os latino-americanos.  (p.03)

-Haverá uma temática indígena no IHGB que travou um debate em a literatura e a história, argumentando sobre a viabilidade da nacionalidade brasileira ser representada pelos indígenas. A literatura vai vincular o indígena como portador da “brasilidade”. (p.08)

- Em 1851 relação entre monarquia e instituição fica ainda mais clara, deixando ainda mais forte o movimento iluminista. (p.08)

- O papel de construir a nação foi por uma elite letrada imperial, nesse sentido era muito fácil forçar a real história que pertencia ao brasil (p.10)

“As reflexões contidas no já citado, trabalho de von Martius relativo forma de tratar a questão indígena, assim como em um artigo de Varnhagen 50, que viria a se posicionar radicalmente contra o projeto do romantismo [...] indígena em representante da nacionalidade brasileira [...] Em sua opinião, a catequese seria a forma mais adequada. ” (p.17). Uma forma de transformar a identidade indígena em algo totalmente controverso a realidade deles.

-O artigo publicado na revista, por Januário da Cunha Barbosa, relata sobre a opinião dele em que a escravidão era responsável pelo atraso da civilização, procurando resgatar a figura do indígena como uma solução para esse atraso.

-Conforme o trabalho adquiriu uma importância nos debates pelo IHGB, a revista levantou alternativas para uma solução na questão da escravidão, ou seja, a questão da mão de obra. Foram pensadas na imigração estrangeira.

- Os temas denominados história regional, por fim, ganham força na revista. Foi privilegiado a questão de não considerar mais as regiões não nas suas especificidades, com isso destacou-se a polemica do regionalismo. Tais leituras, foram feitas a partir do IHGB no Rio de Janeiro, reunindo todos os conhecimentos ás províncias.

Fichamento do texto; A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA

- O texto se dá início logo com o descobrimento das terras, logo depois, chamada de Brasil,

- Numa quarta-feira de navegação, os navegadores avistaram terras em grandes quantidades, a qual o capitão pôs o nome de Terra de Vera Cruz. Permaneceram ali nesta noite e na manhã seguinte foram em direção as terras.

- Avistaram alguns homens nus a beira da praia, conforme foram chegando mais próximos, mais homens nus foram aparecendo. Eles eram pardos e possuíam arcos nas mãos. Nicolau fez sinal para que eles colocassem no chão e eles pousaram. Ali não foi possível trocar quaisquer tipos de informações, já que eles não se entendiam com os índios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com