TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Operação Historiográfica

Por:   •  17/8/2018  •  Resenha  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 6

CERTEAU. Michel de. A Operação Historiográfica. In: CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. 2º ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

A Operação Historiográfica

Michel de Certeau, intelectual eclético dedicou-se ao estudo da filosofia, da história e teologia. Estes estudos, de certa forma, o levaram a realizar uma busca pelo conhecimento religioso. No livro A escrita da história (2000) o autor traz uma reflexão sobre o historiador e a concepção de sua análise histórica. Deste livro falaremos mais especificamente do segundo capítulo “A operação historiográfica”. O autor inicia “A operação historiográfica” expondo algumas perguntas tais como: o que fabrica o historiador quando faz história? Para quem trabalha? Que produz? Estas perguntas são respondidas levando em consideração a combinação de: a) lugar de onde o historiador fala; b) práticas científicas, que são os procedimentos de análise; c) e de uma escrita, a construção do texto, os discursos.

A) Um lugar social A pesquisa historiográfica, de acordo com Certeau (2000), se articula com um lugar de produção socioeconômico, político e cultural. Isto implica dizer que é partir deste lugar que ela se organiza em termos de métodos. Certeau diz que, a história se vangloriou por algum tempo por considerar que ao reconstituir os fatos acontecidos, pensava está reconstituindo a “verdade”. Para ele, “toda interpretação histórica depende de um sistema de referências” (CERTEAU, 2000, p. 67). E, por isso, ele entende que é subjetivo o trabalho de análise de um autor. O autor traz à baila a figura de Raymond Aron, responsável por apontar aos intelectuais daquela época, onde prevaleciam as pesquisas positivistas, que os recortes de um material quando se organizam, reclamam “decisões filosóficas”. Neste capítulo Certeau deixa explicita que, a História como disciplina é indissociável de uma instituição social, pois a instituição, “não dá apenas uma estabilidade social a uma “doutrina”. Ela a torna possível e, sub-repticiamente, a determina.” (CERTEAU,2000, p.70). Sendo assim, podemos entender que a escrita da história é uma prática política e como tal, depende do lugar em que é escrita e que os discursos produzidos precisam ser validados por seus “pares” e “colegas”, isto é, obedece às leis estabelecidas pelo meio.

Para Certeau a disciplina de História está inserida em uma situação de regras que funcionam como o seu não-dito, pois, é, “impossível analisar o discurso histórico independentemente da instituição em função do qual ele se organiza silenciosamente;” (CERTEAU, 2000, p. 71). Assim o autor precisa que, uma “obra de valor” em história, é aquela que é reconhecida pelos pares, que está situada num conjunto de práticas (técnicas e métodos científicos), que aponte algo novo ao estatuto atual dos objetos e dos métodos históricos e que a partir da mesma se tornem possíveis novas pesquisas. Assim, para Certeau, o livro ou o artigo de história devem ser ao mesmo tempo, um resultado e um sintoma do grupo ao qual o historiador pertence. Certeau afirma que, apesar de o lugar da história ter função dupla: proibir/permitir isto é o que faz com que sejam possíveis ou impossíveis determinadas pesquisas - é preciso respeitar o lugar da história, pois a fabricação dos discursos é localizada em algum ponto do sistema. Isto é o que faz com que o(s) discurso(s) fale(m) sobre a sociedade, um não-lugar proibiria esta condição. Tal como o lugar social é a instituição, importante para a atividade de pesquisa histórica.

B) Uma prática Para Certeau “fazer história” é uma prática calcada na utilização de técnicas. O autor autentica autoridade ao seu pensamento por meio da referência, que faz a Serge Moscovici, segundo o qual “a história é mediatizada pela técnica.” (CERTEAU, 2000, p. 78). Ou seja, para transformar em história um material, por exemplo, objetos físicos como: papéis, imagens e sons, o historiador precisa trabalhar de acordo com métodos, pois sua prática caminha lado a lado às técnicas. Segundo o autor, o historiador no uso de sua prática, transforma o espaço tal como o arquiteto quando transforma o lago em barragem, o urbanista que organiza sistema de comunicação da cidade, ou o poeta que altera seus escritos; as fronteiras são deslocadas. É como transformar matéria-prima em produtos. E esse deslocar de fronteiras natureza/cultura, transformar o natural em utilitário, é uma forma de “colonizar” e alterar a natureza. Para Certeau, quando o historiador transforma os objetos (matéria-prima) em documentos (produto) muda o lugar e o estatuto destes objetos que foram separados e reunidos. As novas peças formam uma “coleção”. Nas palavras de Certeau: “O material é criado por ações combinadas, que o recortam no universo do uso, que vão procurá-lo também fora das fronteiras do uso, e que o destinam a um reemprego coerente.” (CERTEAU, 2000, p.

81). Para o autor, é com esta nova distribuição cultural que começam a se estabelecer as fontes, os arquivos modernos. A “coleção”, nos idos de 1470, com o auxilio da imprensa torna-se “biblioteca” ocorre a multiplicação dos produtos e o estabelecimento das fontes. Estes objetos que foram durante muito tempo fabricados, passam a ser feitos e refeitos sob as novas demandas intelectuais e sociais. O que levará possivelmente, à constituição de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com