TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Operação Ideográfica

Por:   •  9/10/2022  •  Resenha  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 2

Operação midiográfica:

objetivo:  

  • Portanto, investiga-se como esta produção organiza formas de representação históricas capazes de interferir tanto na elaboração de memória, como no esquecimento. Nesse empreendimento, esta reflexão parte de dois exemplos: o golpe de 1964, evento capital para a história recente do país, e o jornal Folha de São Paulo destacando matérias e reportagens em 45 anos de abordagem sobre esse acontecimento.

Introdução:

  • Nesse tenso cenário, um elemento situa-se como ponto fulcral: os usos do passado no presente, bem como suas novas formas de representação histórica na sociedade contemporânea.

  • dominar o passado parece ter se tornado a garantia para que se tenha sob controle também, o presente e o futuro.
  • interrogará as imbricadas dimensões da fabricação dos acontecimentos históricos em nossos dias, bem como das formas de escrita do passado, elaboradas e difundidas pelos meios de comunicação. Refiro-me, principalmente, a uma sofisticada engenharia de sistematização de conceitos e metodologias que colabora na composição de poderosas tessituras nas quais passado, presente e futuro são constantemente mobilizados em atitudes que se situam fora do campo da história e que se materializam em um tipo particular de escrita.
  • Se assim o for, que elementos teórico-epistemológicos perpassam essa produção? Como esses veículos realizam um trabalho de construção de sentidos sobre o passado? Em que medida a história científica tornou-se também um produto em suas formulações?a quem compete a fabricação dos acontecimentos históricos no mundo contemporâneo; que elementos informam essa produção?
  •  a distinção entre acontecência e representância – ou seja, a diferença entre aquilo que remete à materialidade das ações humanas, suas experiências sociais efetivadas nas ocorrências concretas do cotidiano e, de outro lado, a elaboração simbólico-conceitual dessas ações; sua tradução semântica, lingüística e ideológica que formula, nesse caso, aquilo que conhecemos por acontecimentos históricos
  • Entretanto, é somente quando cada uma dessas escolhe o quê, e como lembrar é que passam a efetivar a construção do seu arcabouço memorial e histórico. Tal construção é sempre marcada por uma intensa disputa sobre o passado. Mesmo os materiais ou rastros deixados para ajudar na edificação desse patrimônio histórico estão submetidos a um ordenação de discursos e práticas que efetuam um tumultuoso balbuciar de vozes dissonantes em vários tempos históricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (22.8 Kb)   docx (303.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com