TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRESENÇA DA ECONOMIA NORTE-AMERICANA EM OUTROS PAÌSES.

Trabalho Universitário: A PRESENÇA DA ECONOMIA NORTE-AMERICANA EM OUTROS PAÌSES.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  4.475 Palavras (18 Páginas)  •  2.958 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho iremos abordar o assunto: A presença da economia norte-americana em outros países. E dentro desse titulo a vários outros temas que também vamos aplicar no trabalho que são a expansão das multinacionais , A economia canadense e sua relação com os Estados Unidos da América , espaço industrial – urbano dos Estados Unidos , O nordeste centro financeiro e industrial, Sul atlântico e litoral do golfo do México , costa leste, um ponto estratégico , espaço industrial-urbano do Canadá. falaremos um pouco sobre tudo.

Economia norte- americana em outros países

O papel de superpotência do mundo capitalista foi assumido pelos Estados Unidos da América ao término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Durou até 1991 , quando o correu a dissolução da União Soviética e ficou claro que o mundo capitalista não tinha apenas um centro de poder , mas três: Estados Unidos, Japão e União Européia. Durante a segunda metade do século xx , o país exerceu um domínio efetivo sobre o mundo capitalista , claramente mostrando pela importância do dólar como moeda mais importante da economia mundial. Essa è, ainda hoje, a moeda mais importante da economia mundial.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos financiaram a recuperação da economia de vários países da Europa ocidental, bem como a do Japão. Passaram , também , a instalar bases militares nas áreas mais estratégicas do mundo , como Oriente médio , Europa ocidental e Japão . Todavia, com o desaparecimento do bloco socialista e consolidação do desenvolvimento do Japão e da União Européia, hoje o país divide a supremacia mundial com esses dois centros de poder.

A economiadosEstadosUnidos é a maior economia nacional do mundo Seu produto interno bruto nominal (PIB) foi estimado em 14,2 trilhões dólares em 2009, que é aproximadamente três vezes maior do que a segunda maior economia nacional do mundo, o Japão. Seu PIB PPC é quase o dobro do segunda maior, a China.

A economia estadunidense mantém um alto nível de produção per capita (PIB per capita de 46.442 dólares em 2009, em torno da décima posição no mundo). Historicamente, a economia estadunidense tem mantido uma taxa de crescimento do PIB estável, uma baixa taxa de desemprego e elevados níveis de pesquisa e de investimento financiados por capitais nacionais e, por causa da diminuição das taxas de poupança, cada vez mais pelos investidores estrangeiros. Em 2009, os gastos dos consumidores respondiam por 71% do PIB dos Estados Unidos.

Desde os anos 1970, a economia dos Estados Unidos tem absorvido poupanças a partir do resto do mundo. O fenômeno é objeto de discussão entre os economistas. Assim como outros países desenvolvidos, os Estados Unidos enfrentam um baby boom retraídos, o que já faz com que a população comece a retirar suas contas da Segurança Social, no entanto, a população estadunidense ainda é jovem e em crescimento, quando comparado a Europa ou Japão. A dívida pública dos Estados Unidos está em um excesso de US$ 12 trilhões e continua a crescer a uma taxa de cerca de 3,83 bilhões dólares por dia.

O mercado de trabalho estadunidense atrai imigrantes de todo o mundo e tem uma das taxas mais altas do mundo de migrações. Os estadunidenses têm o maior rendimento por hora trabalhada. Os Estados Unidos figuram, pela primeira vez, em segundo lugar no Relatório de Competitividade Global, devido aos efeitos da crise econômica. O país tem o maior e mais influente mercado financeiro do mundo, casa de grandes e principais bolsas de valores e commodities como NASDAQ, NYSE, AMEX e CME.

Canadá

Dentre as grandes potências atuais, o Canadá foi a última a se industrializar, no início do século XX. Sua economia, no entanto, é bastante dependente dos Estados Unidos, cuja tecnologia e capitais predominam em vários setores. O país é um grande exportador de matérias-primas minerais, combustíveis fósseis e alimentos. Em 2001, os produtos primários atingiam 31% de sua pauta de exportação. Aliás, a enorme abundância de recursos naturais foi um dos principais fatores que impulsionaram sua industrialização. O Canadá tem praticamente todos os minérios metálicos e não-metálicos conhecidos na atualidade em seu território, desde os mais comuns até os mais raros. Além disso, possui importantes reservas de combustíveis fósseis e tem grande produção de energia hidrelétrica.

Canadá: produção mineral e energética em 2002

Recurso Posição no mundo Participação na produção mundial (%)

Urânio 1º 37,2

Energia hidrelétrica 1º 13,3

Magnésio 2º 14,6

Titânio 3º 16,0

Níquel 3º 15,2

Cobalto 3º 11,5

Gás natural 3º 7,2

Platina 3º 4,8

Zinco 4º 10,4

Molibdênio 5º 5,8

Eletricidade 5º 3,7

Petróleo 9º 3,8

Energia nuclear 9º 2,7

CORDELLIER, Serge et al. L’étatdu monde 2004: annuaireéconomique et géopolitiquemondial. 23. ed. Paris: La Découverte, 2003.

Os minérios existentes no Canadá são explorados sobretudo no Planalto do Labrador e no Escudo Canadense, mas também há importantes reservas nas Montanhas Rochosas. A riqueza mineral favoreceu a implantação de indústrias siderúrgicas e metalúrgicas essenciais no país, sobretudo nas províncias de Ontário, Québec e Colúmbia Britânica. A maior siderúrgica canadense é a Stelco, cuja sede administrativa e principal usina está localizada em Hamilton, Ontário. Possui também fábricas em outras províncias canadenses e nos Estados Unidos.

O mais importante setor metalúrgico desse país, o de alumínio, é controlado pela poderosa multinacional Alcan (Aluminiumof Canada). Além das fábricas que a Alcan tem no Canadá, ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com