TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primavera dos Povos

Por:   •  1/6/2018  •  Ensaio  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG

 

 

                 GUILHERME SOUSA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                 A PRIMAVERA DOS POVOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         GOIÂNIA 29 DE MAIO DE 1018

Guilherme Sousa 

 

 

 

 

 

Primavera dos Povos

 

 

 

 

                          Ensaio apresentado ao curso de Graduação Relações

                          Internacionais, na disciplina História das Relações  

                  Internacionais, Faculdade de Ciências Sociais,                    Universidade Federal Goiás, como requisito para                    obtenção de nota de uma das três provas desta disciplina.

                          Requerido pelo Professor Dr. Francesco Guerra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                 Goiânia

                 2018          

 Índice 1 Contexto Histórico

2 O que foi a Primavera dos Povos?

3 Como ocorreu em cada país participante na Europa

  3.1 Na França   3.2 Na Alemanha   3.3 Na Áustria   3.4 Em Checos   3.5 Na Hungria   3.6 Nos Estados Italianos

4 Conclusão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1          

 

                            

1. Contexto Histórico

 É importante primeiro entender, para analisar a Primavera dos povos, o contexto histórico a qual ela está inserida, o porquê de ter ocorrido, como ocorreu e como terminou.   Para começar, devemos voltar a Era Napoleônica, e entendermos que essa Era foi um desdobramento de conflitos da burguesia e a Monarquia Absolutista da França. Depois do Golpe de 18 Brumário, e seguido do Consulado em 1799, que levou Napoleão Bonaparte ao poder. O início dessa era marcou a continuação na Revolução Francesa e a expansão de Ideais Iluministas pela Europa, isso se deu pela Invasão por meio de tropas. A Era Napoleônica teve três fases, a primeira foi a do Consulado, essa fase se assemelhava-se a uma república. O Segundo foi Império Napoleônico em 02 de dezembro de 1804 a 1814 neste período o território francês foi expandido de forma satisfatória, tendo conquistado vários reinos. E por último ficou conhecido como o Governo dos Cem dias, está fase, foi marcada pela volta de Napoleão a França, após ser exilado pela Espanha, Rússia, Prússia, Inglaterra e Áustria, para a Ilha de Elba, e após fugir da Ilha e retornar fez com que o Rei vigente, Luiz XVIII se se exilasse, e governou por cem dias,  até a derrota na Batalha de Waterloo em 1814.  

 Logo após a Era Napoleônica, é instaurado o Congresso de Viena, tendo caráter reacionário. Formado por países responsáveis pela derrota de Napoleão, juntamente com a França.

Ocorreu na capital da Áustria, a qual teve seu início em setembro de 1814 a junho de 1815. O Congressistas, se reuniram com os seguintes objetivos; Eliminar Ideais Iluministas, o de restabelecer o regime das monarquias absolutistas na Europa, combater ideais políticos liberais, advindos da Revolução Francesa (1789 - 1799) e Era Napoleônica, o da redefinição do mapa político da Europa, que sofreu modificações por Napoleão e etc.

 Partindo desses dois momentos históricos, analisa-se que a Era Napoleônica causou grande desequilíbrio político na Europa, a qual ocasionou o Congresso de Viena. Que tentou trazer a volta do Absolutismo Monarca na França e países da Europa, indo contra as conquistas da Primeira Revolução Francesa e Ideais Iluministas, e fazendo com que a burguesia perca tudo que havia conquistado. Teve dois nomes importantes que ajudaram na restauração, e foi a de Luiz XVIII e Carlos X, com a morte de Luiz XVIII em 1824, o reino da França é passado para seu irmão Carlos X, que é um ultrarrealista, e extremamente absolutista, sendo o maior defensor dela na Europa.

Carlos X, tenta restaurar o absolutismo monárquico na França, e nessa tentativa, ocorre a Revolução Liberal (2° Revolução Francesa) em julho de 1830. Neste confronto, houve a união da burguesia junto aos trabalhadores, para derrubar Carlos X, um rei absolutista, que favorecia a nobreza e o clero. Após isso, Carlos X é derrotado, e se tem a ascensão de Luiz Felipe de Orleans, a qual se instaura uma Monarquia Constitucional, ficou conhecido com o Rei Burguês. Ficou conhecido por este apelido, por fazer uma grande aliança com a burguesia e excluindo a classe operaria.

 

 

2

 

  1. O que foi a Primavera dos Povos?

Partindo dessa contextualização histórica, se concluí que a primavera dos povos foi a série de revoluções ocorridas na Europa, de início foi iniciada uma crise econômica na França, de modo que Luiz Felipe despertou a oposição da classe operaria, e dos socialistas e republicanos. Em seguida, as revoluções foram se Europa. Essa revolução exigia diversas reivindicações de mudanças sociais radicais, a formula dessa revolução se deu entre o Rei, junto com a burguesia, dentro de um ideal liberal, e do outro lado os operários, com grande parte de ideais socialistas, principalmente o utópico, linha de pensamento que foi desenvolvida por Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier. Contudo, em menos de um ano, as forças reacionárias retomaram o controle e as revoluções aos poucos foram dissipadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (281.9 Kb)   docx (253.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com