TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática Pedagógica IV

Por:   •  4/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade I

1 – O livro didático tem sido objeto de avaliações contraditórias nos últimos tempos. O livro didático é, antes tudo, uma mercadoria. Explique. (Unidade III – Seção - 01 /pág. 71)

Com o livro já menciona, livro como mercadoria ele sofre interferências variadas em seu processo de fabricação e comercialização. Em sua construção interferem vários personagens, iniciando pela figura do editor, passando pelo autor e pelos técnicos especializados dos processos gráficos, como programadores visuais, ilustradores. Percebemos que autor não tem tanta autonomia e que o livro didático estar além de oferecer conteúdo de qualidade para os alunos e professores.

2 – Qual a importância do livro didático como instrumento pedagógico no ensino de história? (Unidade III – Seção - 01 /pág. 72)

O livro de didático é um importante veículo portador de um sistema de valores, de uma ideologia, de uma cultura. O livro didático tem sido, desde o século XIX, o principal instrumento e trabalho de professore e alunos, sendo utilizado nas mais variadas salas de aulas e condições pedagógicas, servindo como mediador entre a proposta oficial de poder expressa nos programas curriculares e conhecimentos escolar ensinado pelo professor

3 – Os grupos indígenas das primeiras obras didáticas eram representados como “selvagens” e as cenas escolhidas eram predominantemente de guerra e rituais antropofágicos. Comente. (Unidade III – Seção – 02/pág. 82)

É perceptível o destaque dado aos religiosos no sentido de ressaltar a importância histórica da obra missionária eram apresentados e civilizatório do trabalho de catequese. Os religiosos católicos eram apresentados como " heróis", muitas vezes mártires. A utilização da imagem do índio como ser totalmente selvagem, servia como justificativa para doutrinação religiosa sobre eles.

4 – Como ocorreu o movimento de ampliação das pesquisas históricas e do repensar do ensino no final dos anos 70 e inicio dos anos 80? (Unidade IV – Seção 01 /275)

No caso do ensino de história, ocorre um fenômeno interessante. Na medida em que se amplia o campo das pesquisas históricas. Através da ampliação dos campos temáticos e documental, no mesmo tempo que começam a ser publicadas experiências alternativas no ensino de história, o mercado editorial aponta também suas novidades. Constatamos um duplo movimento de renovação. Um tratou de haver, aperfeiçoar o livro didático de história. Como uma nova mercadoria altamente lucrativa, procuraram ajustá-la aos novos interesses dos consumidores renovaram os conceitos, as explicações de acordo com as novas bibliografias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com