TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação

Por:   •  1/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

Olá Pessoal

Seguem as etapas para o desenvolvimento do fórum de discussão I: 1ª etapa: Leiam os seguintes conteúdos: Psicologia e Educação: o conhecimento psicológico e o processo de escolarização; Conceitos básicos das teorias psicológicas do desenvolvimento humano; Desenvolvimento cognitivo: a teoria psicogenética de Piaget; Cultura e desenvolvimento psicológico: a perspectiva de Vigotsky. 2ª etapa: Elaborem uma apreciação mediada pelas questões norteadoras:

1)A psicologia da educação é importante porque é ela quem faz a ponte entre o aluno e o profissional. Sem o conhecimento da mesma, o professor não estará apto a auxiliar o aluno no seu aprendizado, pois é preciso entender que cada pessoa é unica, e tem diferentes necessidades.

2)A psicologia da educação é de extrema relevância, pois como dito anteriormente é ela que pode contribuir para o aprendizado do aluno. No âmbito escolar, citarei o exemplo de meu irmão, que tem muitas dificuldades na parte motora e social, a professora dele percebeu que o mesmo tinha suas particularidades e a partir desta informação, começou a trabalhar com ele de forma a insistir mais em atividades que pudessem desenvolver a parte motora nele e colocá-lo para interagir mais com os outros colegas de turma. Acredito que a mesma  deva ter feito a mesma coisa com alunos que apresentaram outro tipo de dificuldade.

 3)Para Piaget, o homem chega ao conhecimento por meios de desenvolvimento cognitivo, sendo eles o estágio sensório-motor, pré-operatório, operatório e de operações formais. Ou seja, sua teoria tem bases construtivistas.

Paga Vygostky, que também tem sua teoria baseada no construtivismo, o homem chega ao conhecimento por meios interativistas, pois considera que é na troca de experiências entre as pessoas que se tem a origem das funções mentais superioras.

Acredito que as duas teorias são válidas e cogitaria aplicar um pouco das duas, pois o método interativista é tão importante quanto o desenvolvimento cognitivo e ambos são importantíssimos para a chegada ao desejado conhecimento.

 

Dicas: Responda a todas as questões em uma única postagem.

Não escreva suas respostas em letras maiúsculas, isso pode dar a impressão para o leitor de que você está gritando.

Não faça uso de abreviações como “tb” ou “vc”, escreva as palavras integralmente.

Não se esqueçam que caso utilizem o material do AVA ou textos externos é necessário fazer as referências como mandam as normas ABNT. Cópias de textos não serão avaliadas.

Bons Estudos!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com