TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação

Por:   •  27/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Para realizar está segunda etapa do trabalho, decidimos utilizar a segunda proposta de questão, onde partiremos dos níveis de desenvolvimento moral postos por Kohlberg para realizar um experimento com crianças, e identificar onde ela se encontra nos níveis de desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO

A criança a qual realizamos o experimento é Kawan Henrique, garoto de 12 anos de idade que  mora com os pais e avós, está cursando a sétima série do ensino fundamental, sua família é de classe baixa. A questão que dirigimos a ele foi “
Se sua mãe estivesse morrendo e para salva-la tivesse que roubar o remédio porque não teria dinheiro para pagar por ele, você faria?”.
A resposta veio logo de imediato, sem pensar duas vezes ele respondeu: ‘’
minha mãe disse que é feio roubar”, é perceptível que a criança nesta idade ainda não possui capacidade mental de pensar e tomar suas próprias decisões, e acaba agindo por aquilo que tem conhecimento, que são os ensinamentos dos pais, nesse estágio ele apenas tentam distinguir oque é certo e errado, pois na maioria dos casos é oque os pais tentam passar aos filhos enquanto estão em desenvolvimento para que possam seguir um padrão de vida e se tornem cidadãos direitos, pregando aquilo que julgam como correto para quando a criança estiver maior não acabar cometendo atos que não lhes agradem.

CONCLUSÃO

Seguindo os níveis de desenvolvimento moral aplicados por Kohlberg, à resposta dada pela criança era esperada, nessa idade a criança se encontra no nível convencional, que é aonde ela irá se basear no certo a se fazer com o intuito de cumprir o papel que lhe foi imposto, de fazer oque é correto para seus pais nesse caso, podemos enquadrá-lo na orientação do bom menino que é a qual a criança age na expectativa de receber algo em troca por fazer o bem.


Ainda nesse nível ele irá amadurecer e passará a criar seus próprios julgamentos, conseguindo julgar aquilo que para ele será certo ou errado a se fazer, irá perceber que é possível tomar outras atitudes para resolver determinados problemas que antes apenas seguia a orientação de seus responsáveis.









...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com