TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO

Artigo: A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

Sumário

1. Introdução.........................................................................................................1

2. Desenvolvimento..............................................................................................2

3. Conclusão.........................................................................................................4

4. Referências.......................................................................................................5

Introdução

O livro de nossa pesquisa é História das sociedades sem Estado às monarquias absolutistas do autor Ronaldo Vainfas e seus coautores Geórgia Silva dos Santos, Jorge Luiz Ferreira e Sheila Siqueira de Castro Faria.

É um livro voltado para o ensino médio, e que procura levar o leitor a fazer uma grande viagem no tempo, conhecer outras sociedades, outros valores. Compará-los, buscando formar um juízo crítico sobre o passado, Compreender o passado segundo os valores da época e das sociedades estudadas, sempre considerando certos princípios éticos que, sem dúvida, são uma conquista do mundo contemporâneo: O direito à liberdade, o respeito à diferença e a luta pela justiça.

Desenvolvimento

O assunto é abordado como a queda do Império Romano do Ocidente, mostrando que os povos que faziam parte do Império insatisfeitos com a forma de distribuição e poder para eles entraram em conflito atacando por todos os lados.

A principal característica abordada é a econômica pois com uma economia escravista e incapaz de promover a autonomia econômica das cidades em relação ao campo, o sistema de arrecadação de impostos foi enfraquecido pela corrupção e pelo fim da expansão territorial, os gastos não cessavam, a intensificação dos conflitos com os povos germânicos nas regiões de fronteiras e obrigou a construção de novas e dispendiosas muralhas.

Os mapas apresentados mostram a expansão máxima do império, demostrando que ele ocupava a maior parte da Europa, parte da Ásia e África, também sua divisão em Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente, mostrando de que com a divisão em 395 d.C. aparentemente facilitaria para seus governantes administrar o Império.

Uma atividade simples e direta que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com