TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE COMO O TEMA "A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO" É APRESENTADO EM UM LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Pesquisas Acadêmicas: ANÁLISE DE COMO O TEMA "A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO" É APRESENTADO EM UM LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  1.113 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é analisar como o tema “A queda do Império Romano” é apresentado em um livro didático (História: Sociedade e Cidadania” do 6ª ano de Alfredo Boulos Júnior) da educação básica refletindo sobre como os saberes adquiridos na universidade podem contribuir para o ensino do tema “A queda do Império Romano”, na educação básica do livro didático. A partir desta análise apresentarei algumas reflexões, como o uso de suas metodologias e organização dos conteúdos.

DESENVOLVIMENTO

O livro em análise é do autor Alfredo Boulos Júnior, -“História, Sociedade e Cidadania” do 6ª ano, o livro aborda conteúdos de história geral de forma integrada,

O livro está organizado em capítulos, cada capítulo é introduzido por uma página de abertura, tais páginas na maioria das vezes recorrem a imagens, as quais os alunos levantarão hipóteses, iniciando assim um diálogo sobre o tema a ser estudado.

Ao início de cada capítulo o autor deixa bem definido os objetivos que pretende alcançar com o tema em estudo, objetivos propostos e os conteúdos estão coerentes. Por exemplo, no 15 que aborda o Império Romano o autor inicia com uma cena do filme O gladiador, de 2000, que focaliza entre outras coisas, as lutas dos gladiadores, uma prática comum no Império Romano e um pequeno texto que faz o aluno questionar como era viver no Império Romano, e algumas perguntas chaves como por exemplo: O que permaneceu e o que mudou depois que Roma tornou-se o centro de um Império? Os imperadores romanos eram loucos ou cruéis como costumas ser representados nos filmes? E se o Império Romano era tão poderoso por que deixou de existir?

Logo na introdução do capítulo “O Império Romano” o autor Alfredo Boulos Junior começa falando da Paz Romana, abordando a ascensão de Augusto ao poder que encerrou o período das guerras civis em Roma e no final do texto há uma tabela que mostra que entre 14 a 235 d.C., o Império Romano foi governado por quatro dinastias de imperadores.

Para reflexão nos é apresentado o texto: Os imperadores romanos: loucos ou cruéis e para ilustração, a cena do filme Quo Vadis, onde o imperador Nero, tido como responsável pelo incêndio de Roma, canta, enquanto Petronius e o soldado Tigellinus observam.

No parágrafo intitulado O Declínio do Império Romano, o autor começa nos informando que a partir do século III d.C., o referido império começou enfrentar uma séria crise econômica e política.

No texto fica evidenciado que a principal característica da queda do Império Romano é tipicamente econômica, onde se pode perceber pela leitura do fragmento do texto: “O fim das conquistas e à decadência das propriedades agrícolas produtoras de vinho e azeite na Itália, ocorreu em virtude do surgimento de outros centros de produção nas províncias. Por outro lado, o aumento generalizado dos preços dos aluguéis e dos alimentos contribuiu para o empobrecimento da população”.

Para deixar claro o fim do Império Romano o autor nos informa com a seguinte afirmação: “O Império Romano do Oriente conseguiu sobreviver por aproximadamente mil anos. Já o Império Romano do Ocidente não resistiu: em 476, os hérulos, um grupo de bárbaros germânicos invadiu e conquistou Roma. Na época, o Império só tinha o nome de romano, pois já estava quase inteiramente controlado pelos bárbaros germânicos”.

Ao longo do capítulo existem textos complementares, esses textos incrementam informações que já foram atribuídas nos textos anteriores apresentando ideias que não estão no texto normal do livro. Observei que algumas partes estão bem definidas no desenrolar da argumentação construída ao longo da história do trabalho e reflexões críticas, e as respostas não serão encontradas no texto, devem ser encontradas pelo educando usando seu conhecimento e suas experiências, trocando ideias com seus colegas. Dá-se a entender que o conhecimento histórico é construído pela dúvida, pela crítica e pelo diálogo.

As ilustrações de cada conteúdo visam o aluno a participar a construção do saber, propondo uma série de conhecimentos didáticos que estimulem o educando a refletir, discutir estabelecer relações, fazer críticas e comparações.

A combinação dos textos do capítulo e dos exercícios tem por finalidade de desenvolver habilidades cognitivas como a investigação, observação, compreensão, argumentação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com