TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO ANALISADO POR UM LIVRO DIDATICO DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  18/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.542 Palavras (7 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

historia

Erica cristina da silva de almeida

A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO ANALISADO POR UM LIVRO DIDATICO DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Jaru[pic 3]

2014

Erica cristina da silva de almeida

A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO ANALISADO POR UM LIVRO DIDATICO DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho de Licenciatura apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Introdução aos Estudo Históricos, historias Medievais, Sociedades Agrafas e História Antiga, Metodologia Cientifica, Seminário da Pratica III.

Orientador: Prof. Julho Zamariam, Reinaldo Benedito Nishikawa, Guilherme Cantieri Bordonal, Fabiane Tais Muzardo, Gleiton Luiz de Lima.

Jaru

2014

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO...........................................................................................6

2 – DESENVOLVIMENTO..............................................................................6

3 – CONCLUSÃO...........................................................................................7

4- BIBLIOGRAFIA...........................................................................................8

 

Livro escolhido: História Geral e do Brasil, volume 1;

Capitulo que aborda o tema “a queda do Império Romano: Civilização Romana;

Autores: Claudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo;

O tema “a queda do Império Romano, foi abordado pelos autores contendo sucessivas crises, iniciando um período que alguns historiadores denominando Baixo Império e outros, Antiguidade Tardia. A expansão territorial, que foi a principal riqueza e estabilidade política e social do império, se esgotou aos poucos ocorrido por vários motivos, como a própria dimensão territorial alcançada, com a pressão dos povos dominados e vizinhos tendo dificuldades para novas anexações devido a distância e aos custos.

Já a abordagem realizada pelo autor Claudio Vicentino voltou-se, mais para as características econômicas onde ele diz que a economia romana era baseava no trabalho escravo, onde entrou em crise. Os elevados custos para manter as estruturas imperiais, militares e administrativas abalaram o poder romano, reativando as disputas entre chefes militares e acelerando a crise imperial;

As fontes utilizadas para abordar o tema foi as imagens. As imagens serão objetos para a análise do tema. Uma sugestões de como o professor deve proceder com a utilização de imagens. Passando informações das fontes das imagens citando o nome do autor o título e a editora as mesmas serão mostradas em sala de aula para os alunos identificarem e explica sobre elas. Isso tudo era que ocorra maior comunicação e trocas entre os alunos;

O autor propõe aos alunos várias atividades referente ao tema (a queda do Império Romano) pedindo a eles que digam, por exemplo, o que foi a queda do império romano e também pedindo aos alunos, que indiquem três ou quatro características desse material. Isso tudo relatado em papel para ser entregue ao final da aula.

Os autores do livro não abordaram todos os assuntos em relação a queda do Império Romano. O autor deixou de abordar e que é considerado importante para o ensino do tema que durante o seu auge nos séculos I e II, o sistema econômico do Império Romano era o mais avançado que já havia existido e que viria a existir até a Revolução Industrial. Mas o seu gradual declínio, durante os séculos III, IV e V, contribuiu enormemente para a queda do império. A massiva inflação promovida pelos imperadores durante a crise do século III destruiu a moeda corrente anulando a prática do cálculo econômico a longo prazo e consequentemente a acumulação de capital, que somada ao controle estatal da maioria dos preços teve efeitos desastrosos. Roma então, começou a ter uma queda pelas demais expansões, falta de condição financeira e falta de escravos para conter em todo território. 

Essas medidas tiveram consequências desastrosas já que, com quase todos preços artificialmente baixos, a lucratividade de qualquer empreendimento foi anulada, resultando num colapso completo da produção e do comércio em larga escala e da relativamente complexa divisão do trabalho que existia durante a Pax Romana;

Além do capítulo do livro didático sobre o tema “a queda do Império Romano outros materiais ajudaram para o ensino o tema. Pergunte aos alunos o que eles entendem por crise. Questione se acreditam na existência de apenas um tipo de crise. Pergunte o que já sabem da crise econômica. Registre suas ideias, mas faça isso em uma tabela que seja totalmente preenchida quando a aula for concluída. É fundamental que as causas, as consequências e os maiores afetados pelas crises sejam campos dessa tabela.

Busque as definições de "crise" no dicionário e analise com os alunos aquela(s) que atende(m) melhor ao presente estudo. E por fim para aprofundamento da análise da crise, grave reportagens de jornais (rádio e TV) e analise com a classe

1 – INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos, a queda do Império Romano tem sido objeto de estudo de historiadores e de todos aqueles que se sentem atraídos pela grandiosidade e decadência de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade.

Em geral, a expressão a queda do Império Romano refere-se ao fim do Império Romano do Ocidente, ocorrido em 476 d.C., com a tomada de Roma pelos hérulos, uma vez que a parte oriental do Império, que posteriormente os historiadores denominariam Império Bizantino, continuou a existir por quase mil anos, até 1453, quando ocorreu a Queda de Constantinopla. A queda do Império Romano do Ocidente foi causada por uma série de fatores, entre os quais as invasões bárbaras que causaram a derrubada final do Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com