TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO: ONDE FICA A EMOÇÂO?

Por:   •  27/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

PCC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – HISTÓRIA

POLO SOROCABA - 2014

RESUMO

O presente artigo aborda como a educação tem que se moldar em torno de um indivíduo que apresenta não apenas uma função ouvinte, mas um conjunto de importâncias emocionais, afetivas que fazem da relação: estudar e aprender, duas colocações distintas. Para isso é necessário assimilação da teoria de Henri Wallon e o a incorporação da intectualidade, perspicácia, racionalidade e sensibilidade no contexto educacional. O objetivo dessa conjunção de formação do aluno é proporcionar um aprendizado na matéria de história uma inclusão de pensamento analítico fundamentando perguntas e resposta do seu atual cenário.

Palavras Chave:Educação, Professor, Henri Wallon.

INTRODUÇÃO

Terá uma finalidade a educação? Essa pergunta acarreta uma discussão que por muitas vezes fica sem rumo e sem resposta. Nesse debate inválido vale apenas para repensar em que grau e em que concepção de educação foi introduzida no século XXI. Na verdade existe uma diversidade de opiniões no que se refere á educação, ou melhor, dizendo a extensão divergente gera um processo eventual e pragmático do problema essencial afetividade na educação.

Segundo o dicionário Aurélio a palavra fim significa: ‘fim SM. 1. Conclusão; final 2. Extremidade; final. 3 a ultima parte ou fase de algo; final. 4. Causa. 5 alvo. 6 morte” (1993 p. 252).Essas considerações ou ‘última parte” não pode ser cometida á educação, principalmente porque a qual os referimos não se remete apenas a escolaridade, e sim a uma amplitude, por isso afirmamos que qualquer dedução substantiva da educação, preocupada em delinear os parâmetros educacionais é válida e preciosa e está diretamente ligado entre pessoas que conseguem desenvolver domínios, habilidades, técnicas e compreensão de conteúdos preciosos a serem utilizados para os processos de vida do individuo como um investimento. Outro sentido é a orientação, um alinhamento contínuo para um só ponto ocupando os lugares formadores das linhas, independente de quais forem essas. A educação, além de não ser finalizada, segue um rumo buscando um ponto de partida e um ponto principal, como uma reta, portanto, mesmo não tendo fim ela deve ter um sentido ou, diferente de finalizar, uma finalidade, algo que tenha um meio e um sentido que possa ser atingido como um processo de ascensão intelectual, um vértice presente e segundo.

O FIM OU O COMEÇO?

Como uma visão geral, pode-se juntar a improvável finalização com a necessária finalidade qual seria o ponto de partida da educação?

Adquirir domínio de sua consciência, ou seja, aprender um conteúdo no sentido amplo da palavra. Dessa forma, um indivíduo pode adquirir domínio na habilidade de somar qualquer número que seja apresentado a partir do momento que aprendeu a somar dois números, ou ainda formar palavras depois de ter aprendido o alfabeto. O homem por seu próprio feito magnífico de raciocinar conseguiu relacionar, portanto, consciência o presente momento com liberdade e a capacidade de transformação.

Mas o domínio e a compreensão só são completos quando agregados os conteúdos certos, da maneira correta, envolvendo diversos campos cognitivos emocionais, afetivos, trazendo o aluno para uma vivencia interior seguindo o caminho da aprendizagem.

AO MESTRE COM CARINHO: A QUESTÃO DE WALLON

Como o professor pode utilizar a teoria de wallon para fazer uma ponte entre o conteúdo e o entender, a fim de envolver o aluno a aprender história sem que a matéria seja apenas mais uma na grade curricular e sim uma proposta intensa de raciocínio lógico do entendimento global a qual é inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com