TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REFORMA URBANA DO RJ

Por:   •  3/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10

INTRODUÇÃO

Representando a primeira grande intervenção no espaço urbano do Rio de Janeiro, a Reforma Urbana por Pereira Passos ocorreu entre 1902 e 1906 durante o governo do presidente Rodrigues Alves e prefeito Pereira Passos.

A elaboração do trabalho tem como intenção discorrer sobre manifestações de resistência desse período, mais, desenvolver plano de aula referente ao tema considerando o sistema interdisciplinar.

O objetivo é demonstrar que diferente do retratado pela historiografia, a população não assistiu às mudanças que ocorreram na cidade e em suas vidas, bestializados. A população lutou por meio de diversas estratégias dentro de seu campo de possibilidades para barrar o projeto urbanístico-sanitário em curso. Nesse sentido que resistência deve ser percebida, as manifestações de resistência acontecem na vida cotidiana, elas não dependem somente de grandes mobilizações 

DESENVOLVIMENTO

PLANO DE AULA

Turma

3º Ano do Ensino Médio

Conteúdo

Reforma urbana do Rio de janeiro: Análise de imagens + pesquisa;

Primeiro passo: Pós realização da análise das imagens, distribuir os temas selecionados e orientá-los à realização de pesquisas em seus livros didáticos.

Questão Sanitária:

Pesquisar sobre os planos de saneamento, bem como sobre a obrigatoriedade da vacinação que originou a Revolta da Vacina.

Questão Viária:

Pesquisar sobre as modificações feitas nas ruas da cidade, criando-se novas e largas avenidas. Instigando também, pesquisas sobre a reforma do Porto da cidade.

Questão Estética:

Pesquisar sobre a influência francesa na arquitetura através dos padrões da Belle Époque.

Questão Republicana:

Orientar pesquisas sobre como a reforma urbana estava relacionada com a influência dos ideais de ordem e progresso defendidos pelos republicanos.

Questão Social:

Pesquisar sobre como a modernização da cidade através da reforma urbana foi excludente e resultou no despejo de diversas famílias para que o centro da cidade se tornasse um espaço para a elite.

Questão Civilizatória:

Pesquisar sobre como à partir da expulsão dos pobres do centro da cidade, os hábitos e costumes também passaram por uma revisão para se aproximar das práticas da elite. (Exemplificar o carnaval, que saiu das ruas e foi para os clubes, passando por uma elitização.

Questão Política:

Pesquisar sobre as intenções políticas por trás da reforma urbana, quando ao reconstruir a capital do país, esperava-se negar o passado colonial e apresentar a nova cara da República Brasileira.

Relacionar suas imagens com os temas pesquisados e relacioná-los em caderno.

Objetivos

Objetivo geral

  • Induzir a reflexão sobre o tempo histórico em uma dimensão mais ampla, que não se confunde apenas com o tempo cronológico. A apreensão da cronologia pressupõe o domínio da noção de

Objetivos específicos

  • 1.1 Compreender a importância dos estudos históricos e perceber que os seres humanos são os sujeitos/agentes da História.
  • 1.2. Relacionar o uso da contagem do tempo com a organização da vida social.
  • 1.3. Diferenciar e relacionar tempo cronológico e tempo histórico.
  • 1.4. Identificar os diferentes tipos de fontes históricas.
  • 1.5. Relacionar fontes e fatos históricos acerca da Reforma.

Número de aulas

5

Metodologia

Trabalhar com o livro didático, com textos diversos, relógios, diferentes calendários, documentos pessoais, fotografias etc. É de suma importância que os educandos compreenda que todos somos sujeitos da História, e que compreenda a diversidade das fontes e a importância das mesmas na constituição do conhecimento histórico. Destaca-se a possibilidade de interdisciplinaridade com Matemática.

Recursos

Livros, caneta, lápis, revistas, computador, internet.

Avaliação

A avaliação como processual e contínua, deve ser realizada de forma oral e coletiva, com enfoque na dinâmica do grupo, possibilitando a  identificação dos avanços e dificuldades. O desempenho dos educandos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções, a auto-avaliar do professor e do aluno será o elementos essenciais para verificação se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.  

Referências

BEISIEGEL, Celso de Rui. Coleção Educadores - Paulo Freire. Recife: Massangana, 2010.

FARIA, Wendell Fiori de. Educação de pedagogia. São Paulo: Person Education do Brasil, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (238.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com