TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO DO HOMEN RENASCENTISTA E SEU TEMPO APRESENTANDO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO RENASCIMENTO

Por:   •  22/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 6

1 FICHAMENTO

O Estado de Bodin no Estado do Homem Renascentista

Rodrigo Bentes Monteiro e Walter Marcelo Ramundo. Depto de História da Universidade Federal Fluminense.

Jean Bodin, foi um político e advogado jurista que nasceu no século XVI em pleno movimento renascentista e defendia o absolutismo dos reis ferrenhamente, porém, ele defendia um absolutismo democrático, onde o rei detinha o poder mais reinava conforme algumas leis, para Bodin os limites de ação do soberano eram necessários para a manutenção do poder. Na transição entre idade média e idade moderna, torna-se popular um movimento chamado Renascimento, onde se buscava resgatar ideais e alguns conceitos da Antiguidade Greco romana, não em sua plenitude, mas um resgate das ideias evolutivas, das ideias de arte, do pensamento desta época, dando a entender que a idade média foi um período obscuro da história, onde nada se aproveitava. Esse movimento predominou na Europa Ocidental, e perdurou durante 100 anos. Este movimento separou a Igreja e o Estado, deixou-se de lado a ideia de teocentrismo e começaram as ideias de antropocentrismo, ou seja, tudo se deslocava do Divino para o Humano, nascendo a vertente renascentista conhecida como Humanismo. O Estado Moderno surgiu a partir do capitalismo mercantil, sendo que a primeira forma de Estado Moderno foi o absolutismo, segundo Nicolau Maquiavel, o Estado Moderno fundamenta-se na força e suas principais características são: Soberania do Estado, onde o rei detém o poder absoluto, e a distinção entre Estado e sociedade civil, evidenciando-se com a ascensão da burguesia, no século XVII. Junto com esses ideais de Renascimento surgiu o Neoplatonismo, uma linha filosófica que nasceu na Antiguidade, baseada nas ideias de Platão, onde alguns filósofos do Renascimento usavam como argumento, como um meio de defender o paganismo do cristianismo.

2-REFLEXÃO SOBRE O HOMEN RENASCENTISTA E SEU TEMPO, APRESENTANDO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO RENASCIMENTO.

O desenvolvimento desta reflexão apresenta o Homem Renascentista e seu tempo, e as principais características do Renascimento. Na monarquia Francesa nos tempos de guerra de religião, tenta-se fundar a paz pela tolerância da fé reformada. Para alguns intelectuais, entre eles Bodin a solução para desenfrear o ódio seria o absolutismo do rei, que deveria manter a paz e acabar com conflitos, pois sem um poder dominante os homens guerreariam até se matarem.

O movimento Renascentista surgiu na Itália, em uma época que o homem começa a descobrir o seu poder, e descobre-se um individuo espiritual e único, descobre-se dissipando um véu, mas segundo Garin ainda com certa angustia e insegurança que outrora não o assustava, e que o homem desse tempo possuía uma infinidade de talentos, e de alguma forma sabia que algo novo acontecia que seu presente configurava-se de forma diferenciada, os avanços tecnológicos colaboravam para esse pensamento.

“...quando tem sido a questão de dar a fé, tratar a paz, denunciar a guerra, acordar ligas ofensivas ou defensivas, limitar as fronteiras, e julgar as diferenças entre os Príncipes senhores soberanos, não é feito por necessidade forçada, que não é absolutamente sujeito à vontade humana, as leis humanas, as quais têm sempre separado bandidos e corsários daqueles que nós dizemos inimigos justos em feito de guerra, que mantêm seus Estados e Repúblicas por via da justiça, dos quais assaltantes e corsários procuram a reversão e a ruína”(Bodin,2005,p.3)

Tratava-se de outro Estado, diferente da acepção contemporânea, mas diverso também do poder concebido por Maquiavel.

Chegamos assim à questão de saber se é melhor ser amado do que temido. A resposta é que seria desejável ser ao mesmo tempo amado e temido, mas que, como tal combinação é difícil, é muito mais seguro ser temido, se for preciso optar. De fato, pode-se dizer dos homens, de modo geral, que são ingratos, volúveis, dissimulados; procuram se esquivar dos perigos e são gananciosos; se o príncipe os beneficia, estão inteiramente do seu lado. (MAQUIAVEL)

Havia outra vertente filosófica, que enfatizava os diálogos de Platão, que eram utilizados por padres para ensinamentos da bíblia e da filosofia grega. Essas ideias de Platão deixaram sua herança, Platino se baseou nessas ideias para conceber um universo hierárquico no qual Deus transcende, deixa no mundo corpóreo uma intima experiência espiritual.

Apesar de alguns elementos platônicos terem sobrevivido da Idade Média, alguns estudiosos não consideravam o Renascimento platonismo parte do Humanismo, atribuindo a alma humana um lugar central na burguesia do universo. Ficinio cunhou o termo amor platônico, usado como uma defesa contra a ruptura da monarquia ao movimento universal.

Em 1576 Jean Bodin publicava “Os Seis Livros da República”, onde a primeira obra comporta a teoria da soberania, que consiste em defender a indivisibilidade da soberania. Bodin era um deputado do terceiro estado e tinha ligações com um grupo que advogavam a paz política de maneira mais independente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com