TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais mudanças ao longo do tempo

Seminário: Principais mudanças ao longo do tempo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Seminário  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 5

2.1.2 – Principais mudanças ao longo do tempo:

Com o passar do tempo surgiu à valorização do capital humano e o uso da informática que contribuiu nas mudanças que ocorreram nas funções administrativas.

No planejamento as mudanças foram em relação à confiabilidade, o espaço físico e a segurança na empresa. Já na organização surgiram novos modelos de gestão principalmente envolvendo o capital intelectual, onde o administrador teve que se adaptar.

Os funcionários passaram a ter reconhecimento e a ser tratados como o bem mais valioso da empresa, reestruturando toda a função de direção e aprimorando o relacionamento entre o chefe e o empregado.

Com o surgimento de varias ferramentas gerenciais, criadas para aperfeiçoar o controle operacional e administrativo, a função controle foi a que mais sofreu alteração.

2.2 – Conceito de Patrimônio:

No geral o patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações e que segundo Padoveze “ é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”. (2000, p. 36).

No livro de Contabilidade Básica de José Manoel da costa “patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados (empresas, organizações, poder publico), e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos das entidades”. Já segundo José Carlos Marion o “patrimônio de uma pessoa ou de uma empresa são os bens e direitos a receber e as obrigações a serem pagas”.

2.3 – Fontes (origens) de recursos:

As origens de recursos é um capital, ou seja, o dinheiro empregado na empresa que pode ser capital social ou capital de terceiros.

2.3.1 – Capital Social:

Pode ser entendido, de certo modo, como uma medida de contribuição dos sócios na abertura da empresa e acaba servindo de referencia a sua força econômica , ou seja, é o fundo em dinheiro, em bens ou em trabalho investido.

2.3.2 – Capital de Terceiros:

Representam recursos originários de terceiros, utilizados para a aquisição de ativos de propriedades da entidade, ou seja, é aquele que não é próprio vindo de pessoas externas como fornecedores e credores.

2.4. – Análise de mercado:

É importante compreender que o mercado é um ambiente corporativo onde o produto ou serviço está localizado e também fazem parte desse ambiente a concorrência e o perfil do consumidor.

Analisar o mercado é procurar equilibrar esses elementos, compreendendo a ação do seu produto, permitindo o entendimento do mercado da empresa, dos seus clientes e concorrentes.

2.5. – Demanda, oferta e equilíbrio de mercado:

Demanda é a quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam e podem adquirir a diversos níveis de preço. Quando se tratar de demanda, pense como um consumidor, ou seja, se o preço estiver subindo eu vou comprar menos.

Oferta é a quantidade de produtos que os vendedores desejam e podem oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Neste caso pensa-se como um empresário, se o preço estiver subindo as vendas aumentaram.

Equilíbrio de mercado é onde as duas curvas se cruzam, quando a quantidade de demanda e oferta são iguais. Determinam o preço e a quantidade de um bem ou serviço no mercado.

2.6. – Estrutura de mercado:

São estruturas que mostram como o mercado está organizado e se baseiam na interação da oferta e da demanda. Existem quatro principais estruturas de mercado: a Concorrência perfeita, o monopólio, a concorrência monopolística e o oligopólio.

E suas características são:

Concorrência perfeita:

- grande número de consumidores e ofertantes, tornando o mercado pulverizado de tal forma que nenhum comprador ou vendedor tenha condições de influenciar os preços ou o comportamento dos demais agentes;

- perfeito conhecimento do mercado, a começar pelo preço, por parte dos que o integram;

- perfeita mobilidade de recursos;

- ausência de entraves ao ingresso de novas empresas;

- homogeneidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com