TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL FOI O PAPEL DA ESCOLA NO TEMPO DE JESUS E A ESCOLA DE HOJE? FORMAR HOMENS, OU MÁQUINAS?

Por:   •  10/12/2016  •  Artigo  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 4

QUAL FOI O PAPEL DA ESCOLA NO TEMPO DE JESUS E A ESCOLA DE HOJE? FORMAR HOMENS, OU MÁQUINAS?

É comum em grandes e pequenos encontros educacionais levantarem perguntas como qual o papel da escola na formação do homem? Se a harmonia entre o corpo e o espírito é uma das grandes metas do homem do século Vinte e Um. Será que a escola não pode se eximir da responsabilidade de contribuir para o crescimento integral do ser humano?

Durante séculos pensadores da educação fizeram e continuam fazendo a seguintes perguntas: Que "homem" a Escola quer formar? Atletas espartanos, musculosos, durões, prontos para o combate? Ou filósofos atenienses, esgrimindo a palavra, curiosos, diletantes da ética e da estética? Sabemos que em ambos os casos, a Escola estará cometendo uma "redução". E ainda incorrerá no mesmo erro, mesmo que busque justapor (ou superpor) as duas visões do homem. Hoje, mais do que nunca - nestes tempos "modernos de globalização" - é preciso reconhecer: o homem é MAIS! Muito mais ...

No Evangelho de São Lucas Capítulo 2 e versículo 42 até 52 registra que "Jesus crescia em estatura, sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens." Neste evangelho de Lucas relata o episódio de um casal que perde seu filho em Jerusalém, durante uma festa popular, quando a cidade chegava a reunir quase 200 mil peregrinos. Entre 12 e 13 anos de idade, o adolescente judeu celebrava uma espécie de "rito de maioridade". Diante dos sacerdotes do templo, era declarado "bar mitzvá" (filho da lei, filho do preceito). O pai suspirava aliviado, rezando: "Graças, Senhor Javé, porque me tiraste dos ombros o peso desse filho! "

E, daí em diante, o jovem passava a ser um adulto, responsável pelo cumprimento da lei mosaica (antes, a responsabilidade era dos pais). Como sinal externo, trocava a túnica multicor das crianças pela veste mais discreta da maioridade. Como direito adquirido, era-lhe, agora, permitido ler na sinagoga dos adultos os rolos da Torá.

Acabada a festa, voltar para Nazaré. A caravana vai a pé pelo areal, em três jornadas (ou quatro), de Jerusalém a Nazaré. À frente, aventurosos, falantes, vão os homens. À retaguarda, silenciosas, vão as mulheres com as crianças.

Desta vez, Jesus não está ao lado de Maria. E ela deve pensar: "Já é um homem, 'bar mitzvá', andará à frente com os homens." Mas não estava com José, pai legal, que terá pensado: "Filho do preceito? Que nada! Na certa vai lá atrás, brincando com os coleguinhas de sempre ... "

Eterno drama dos pais, sempre indecisos acerca da verdadeira pessoa de seus filhos: - Mãe, posso ir à danceteria? - Não. Você ainda é uma criança ... E, minutos depois, a mãe critica: - Você não ajuda em nada, minha filha! Já é uma moça! Na sua idade, eu fazia todo o serviço da casa.

Veio o fim do dia, a parada para o descanso. José e Maria se reencontram e ... perderam o Filho de Deus! Refazer caminho, angustiados, no meio da noite. Buscar por três dias em Jerusalém e, por fim, achá-lo entre os doutores da lei. E os pobres pais afogados num mar de interrogações: - Por que nos fizeste isso? Andávamos aflitos ... - Que faria nosso pequeno entre os sábios? - Que será que esses doutores veem de tão especial em nosso garoto tão comum? E o filho, quase seco, lapidar: - Não sabíeis que devo cuidar das coisas de meu PAI?

Um outro Pai, o do Céu. Outros deveres a custo suspeitados. Deveres ligados à missão que cada criança traz, chegando a este planeta conturbado... E o médico Lucas fecha o seu relato: "E Jesus crescia em estatura, sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens."

Jesus crescia em ESTATURA. Crescia no patamar SOMÁTICO, corporal, para alegria de nossos professores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com