TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Russa

Por:   •  11/5/2017  •  Resenha  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 7

ESCOLA ESTADUAL TÉCNICA SÃO JOÃO BATISTA

Laura Schneider Von Muhlen

132

  1. O termo czarista se refere a um tipo de sistema político no qual o czar, título dado ao imperador, tinha poder de governo absoluto e sua atuação política tinha como objetivo aumentar o império e o seu poder como tirano. O czarismo surgiu na Rússia em 1547 e perdurou por 370 anos, sendo que a dinastia Romanov ficou no poder de 1613 até o ano de 1917, quando houve uma revolução que pôs fim ao regime. As características deste sistema de governo eram:

– Não havia distinção entre o czar e o Estado.

– Sua forma de poder era semelhante ao absolutismo.

– O poder do imperador dificultava a implantação de empresas do segmento industrial no país, fato que impedia a modernização do Estado.

  1. Em 1904 a Rússia se envolveu em uma guerra contra o Japão. Este conflito desorganizou a economia piorando a situação dos operários e camponeses. A humilhação da derrota acirrou os ânimos contra o czar. No ano seguinte, os habitantes saíram em uma passeata a fim de entregar um abaixo-assinado ao Imperador pedindo melhoras nas condições de vida e a instalação de um parlamento. O czar respondeu com um massacre promovido por suas tropas, aumentando ainda mais a revolta do povo.

  1. A Rússia teve sua industrialização ligada aos processos revolucionários ocorridos. O fim do império e a instalação de um modelo socialista fizeram com que o país tivesse um processo industrial diferente do resto do mundo, onde a economia era completamente vinculada ao estado. Essa situação foi alterada somente com o fim da URSS, com a mudança do modelo econômico. 
  1.  Doutrina política e econômica que surgiu no final do século XVIII e se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres.
  2. Acredita na total transformação da sociedade de forma pacífica, sem a necessidade da luta armada, que seria promovida pela luta de classes e pela revolução proletária;

As ideias e críticas à sociedade burguesa capitalista no século XIX, estão claramente associadas ao pensamento iluminista;

O principal ideário dos socialistas utópicos era a defesa da igualdade;

O principal teórico que os influenciou foi o filósofo iluminista Jean-Jacques Russeau.

  1. Projeto social que buscava formas para superar as dificuldades sociais que se agravavam na Europa, decorrentes da Revolução Industrial;

Foi criado por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895);

Foi assim chamado devido à base científica com que formularam sua doutrinas, partindo de análises sobre a evolução do homem, da história e dos mecanismos de exploração capitalista.

  1. Os opositores do regime czarista eram perseguidos por um eficiente aparelho de repressão policial. Havia um controle severo sobre o ensino secundário, as universidades, e a imprensa em geral. Muitas pessoas eram enviadas para prisões e exílio na Sibéria. Nesse clima, surgiram vários grupos de oposição. No final do século XIX, as idéias socialistas chegaram até a Rússia, através do Partido Social-Democrata, criado em 1898, que passou a abrigar os socialistas russos - entre eles Vladimir Ilich Ulianov, popularmente conhecido como Lênin.

  1.  Mencheviques: Os mencheviques pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Lenin e Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR). Bolcheviques: Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Sovietes: Corpos deliberativos, constituídos de operários ou membros da classe trabalhadora que regulam e organizam a produção material de um determinado território, ou mesmo indústria. Este termo é comumente usado para descrever trabalhadores governando a si mesmos, sem patrões, em regime de autogestão.
  1. O Domingo Sangrento foi um massacre que aconteceu a 22 de janeiro de 1905, em São Petersburgo na Rússia, onde manifestantes marcharam até ao palácio de Inverno para apresentar uma petição ao czar Nicolau II e foram baleados pela Guarda Imperial. A manifestação foi organizada pelo padre George Gapon, que colaborou com Sergei Zubatov da Okhrana, a polícia secreta czarista.
  1. Revolta de Kronstadt foi uma insurreição fracassada dos marinheiros soviéticos da cidade portuária de Kronstadt contra o governo da República Socialista Federativa Soviética da Rússia. Foi a última grande revolta contra o regime bolchevique no território russo durante a guerra civil que assolou o país. A revolta iniciou-se em 1º de março de 1921 na fortaleza naval da cidade, localizada na ilha de Kotlin, no golfo da Finlândia. Tradicionalmente, Kronstadt servia como base da frota russa do Báltico e da defesa de São Petersburgo (então Petrogrado), localizada a 30 km da ilha. Durante dezesseis dias, os rebeldes implantaram uma comuna revolucionária em oposição ao governo soviético que os próprios marinheiros haviam ajudado a consolidar
  1. É o nome dado à Assembleia Nacional da Rússia, criada em 1906 pelo czar Nicolau II, substituída pelo Soviete Supremo na sequência da Revolução de 1917 e restabelecida com a queda do estado soviético, em 1991. Atualmente a Duma é composta por 450 deputados eleitos por 4 anos. A duma tinha como objetivo, durante a Revolução Russa, criar um parlamento que servisse para acabar com o autoritarismo dos czares e ter nas mãos do povo o direito de eleger seus governantes.
  1. Faltavam alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia numa guerra mundial. Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar muito a insatisfação popular com o czar.
  1.  "Paz, Terra e Pão" =Paz (saída da Rússia da Guerra), Terra (Reforma Agrária) e Pão (comida para todo mundo). As Teses de Abril foram uma série de diretivas emitidas pelo líder bolchevique Vladimir Lênin em Abril de 1917, após seu retorno a Petrogrado (São Petersburgo), na Rússia depois de seu exílio na Suíça, que mais tarde tornaram-se livres. As teses foram, em sua maioria, destinadas aos seus companheiros bolcheviques na Rússia e a retornarem para a Rússia a partir do exílio. Ele apelou para os sovietes (conselhos de trabalhadores) a tomarem o poder (como visto no lema "todo o poder aos sovietes"), denunciou liberais e sociais-democratas no Governo Provisório, chamando os bolcheviques para não cooperarem com o governo, e apelando para novas políticas comunistas.
  1. Formou-se a partir de uma onda de protestos e revoltas; popularesn que deram fim ao governo de Nicolau II;

O governo provisório era controlado por Alexander Kerenski;

Defendia a idéia de que o capitalismo deveria ser desenvolvido para, assim então, estabelecer mudanças de cunho socialista. No entanto, os bolcheviques, facção de maior adesão popular do socialismo russo, tinham outra proposta. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com