TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEGREGAÇÃO RACIAL NA ÁFRICA DO SUL O REGIME DO APARTHEID

Por:   •  2/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.199 Palavras (13 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

COLÉGIO ESTADUAL PRÉ-VESTIBULAR DE ITABERAÍ

A SEGREGAÇÃO RACIAL NA ÁFRICA DO SUL

O REGIME DO APARTHEID

Itaberaí, 09 de outubro de 2017

COLÉGIO ESTADUAL PRÉ-VESTIBULAR DE ITABERAÍ

A SEGREGAÇÃO RACIAL NA ÁFRICA DO SUL

O REGIME DO APARTHEID

Trabalho realizado para obtenção de nota parcial na disciplina de história, incluída na matriz da 3° série, referente ao 4° bimestre do ano letivo de 2017, sob a orientação da Prof.ª Rosana Herculano.

Discente: Matheus Espíndola Pereira

Itaberaí. 09 de outubro de 2017

Dedico esse trabalho a todos os professores e funcionários dessa Instituição de Ensino. Sentirei saudades de todos vocês, e com certeza tudo o que aprendi ao longo desse ano letivo levarei para vida toda.


“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar. ”

- Nelson Mandela


AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar agradeço aos meus professores, responsáveis por tornar o ensino deste colégio algo singular, mesmo com as diversas adversidades em que a educação pública sofre nesse país. Vocês mostram que é possível, sim, ter acesso a um ensino de qualidade e que realmente prepara os discentes para um futuro universitário promissor.

Agradeço também à Prof.ª Rosana Herculano por estar orientando o desenvolvimento do presente trabalho.

Quero agradecer também às minhas amigas Lorrayne Peres e Liliane Ferreira por toda paciência e carinho que tiveram comigo ao longo deste ano.


RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo analisar o contexto do regime segregacionista racial denominado Apartheid, que ocorreu na África do Sul. O então regime foi estipulado por uma minoria, constituída por europeus orientados pela ideologia da superioridade branca. Esses europeus, mais precisamente holandeses e ingleses, travavam constantes disputas por riquezas dentro do país africano, como ouro, platina e diamantes. É preciso ressaltar que esse período de ditadura racial se constitui como um crime contra a humanidade, pois, diversas lutas foram realizadas contra esse regime e consequentemente foram oprimidas pela então minoria que estava no poder, englobando questões sociais e políticas.


  1. SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        8

2.        ANTECEDENTES        9

3.        A INSTITUIÇÃO DO APARTHEID        11

4.        A LUTA CONTRA O APARTHEID        13

5.        O FIM DO APARTHEID        14

6.        CONCLUSÃO        15

BIBLIOGRAFIA        16



  1. INTRODUÇÃO

O conceito de raça diz respeito à classificação da espécie humana. No entanto, o termo sempre foi usado de forma pejorativa para fazer referência a determinado grupo de indivíduos como uma forma de julgamento e discriminação.

Com a miscigenação dos povos, decorrentes dos constantes processos de migração que ocorreram através da história, a classificação das diferentes raças passou a ser entendida como uma forma de diferenciação das características físicas inerentes ao ser humano, e a cor da pele passou a ser usada como um dos principais critérios dessa diferenciação. No entanto, a raça branca passou a ser considerada como superior às outras, como negros, pardos e asiáticos, e que consequentemente estiveram subjugadas à então denominada “raça superior”.

Com o desenvolvimento das ciências e do pensamento crítico, a diferenciação das raças começou a cair por terra. Desse modo, ficou estabelecido que todo o indivíduo humano, independentemente da cor de sua pele é da raça Homo Sapiens. No entanto, mesmo que essas comprovações sejam baseadas em evidências de caráter científico, ainda ocorreu a predominância do racismo como forma de discriminação.

O artigo Vll dos Direitos Humanos, estabelece que todos os indivíduos são iguais perante a lei e possuem direito a igual proteção contra qualquer tipo de discriminação. Como esta declaração é um dos propósitos da ONU (Organização das Nações Unidas), o regime do Apartheid se configurou como um tema de constante discussão entre os países membros. Nesse contexto, é estabelecido que o então processo de segregação racial ocorreu na África do Sul, e os seus agentes impactaram o país, e que o mesmo sofreu com suas consequências.


  1. ANTECEDENTES

O processo de transição do Apartheid na África do Sul para um regime democrático foi marcado por constantes lutas da população negra, que eram em sua maioria a residir no país. O então processo de democracia, que somente se consolidou em 1994, teve que lidar com as heranças de ambos os lados confrontantes do regime. De um lado, a mais desenvolvida economia africana, contando com uma infraestrutura moderna e um processo de industrialização já em vigor. Por outro lado, problemas referentes a ordem social e econômica, incluindo altos índices de pobreza, níveis de desemprego alarmantes, distribuição de renda irregular, além da persistência da violência urbana.

Com a ascenção do Neocolonialismo no território africano por países europeus, o poderio colonial, em primeiro momento, criou formas de estrutura econômica e política que permitiam que a ideologia de superioridade dos colonizadores em relação à população predominantemente negra, fosse implementada. Posteriormente, diversas restrições a esses povos passaram a entrar em vigor, como o acesso à terra, à água, à participação na política e também aos casamentos inter-raciais. Além disso, os diversos grupos de nativos que faziam parte das regiões sul-africanas foram submetidos a rigorosas jornadas de trabalho. Essas condições foram os principais fatores que fizeram parte do colonialismo na África do Sul entre os séculos XVll e XX. Dessa maneira, a minoria branca, que em grande parte carregava consigo a ideologia de possuírem a raça superior, determinou os rumos de um país que em sua maioria é composto por negros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com