TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segunda Revolução Industrial

Resenha: A Segunda Revolução Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Resenha  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

A Segunda Revolução Industrial, iniciou na segunda metade do século XIX (1850 - 1870), e envolveu uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e de aço. Outros progressos essenciais nesse período incluem a introdução de navios de aço movidos a vapor, o desenvolvimento do avião, a produção em massa de bens de consumo, o enlatamento de comidas, refrigeração mecânica e outras técnicas de preservação e a invenção do telefone eletromagnético.

Esse período marca também o advento da Alemanha e dos Estados Unidos como potências industriais, juntando-se à França e do Reino Unido.

A Segunda Revolução Industrial é vista como um aprimoramento e aperfeiçoamento das tecnologias da Primeira Revolução. E com ela veio o crescimento de estradas de ferro, os navios a vapor e invenções cruciais, que resultaram no barateamento do aço, transporte rápido e menores custos de produção.

Esse período, foi marcado por desemprego no campo e migração de trabalhadores rurais para as cidades, em busca de emprego na indústria. Onde a população urbana passa ser maior do que a rural, motivado pelos empregos nas cidades.

O uso da energia elétrica na iluminação urbana, residencial e industrial e a utilização do sistema de linha de produção nas indústrias são outros aprimoramentos da Segunda Revolução Industrial

O carvão mineral começa a ficar atrás do petróleo e do gás natural como combustíveis e fontes de energia.

Tecnológicas que melhoraram muito a qualidade de vida das pessoas e ajudaram a aumentar a produção das indústrias: Prensa móvel, Motor de combustão interna, Telefone, Rádio, Autofalante, Fita elétrica, Furadeira elétrica, Microfone, Gramofone, Refrigerador, Filme fotográfico, Antena, Cinema, Automóvel, Lâmpada elétrica, Fonógrafo, Válvula eletrônica, Raio X.

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »