TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sexualidade da Antiguidade

Por:   •  11/10/2022  •  Seminário  •  6.332 Palavras (26 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 26

ZOÉ SAJOIFGASIOFBHFASK

Para encerrar nossa pequena homenagem às imperatrizes bizantinas, falamos de Zoe Porphyrogenita que, ao contrário dos predecessores com quem falamos, veio de origens nobres (daí porque seu sobrenome é Porphyrogenita, que significa 'nascido no roxo', uma cor que por muito tempo foi associada à realeza em geral) e foi politicamente e culturalmente astuta para seus dias. Ainda assim, é triste atestar que poucos foram os sites apropriados que foram dedicados a ela, mas espera-se que isso não impeça aqueles que estão intrigados a pesquisar mais sobre nosso caráter histórico.

Nascida Zoe Porphyrogenita, ela era a segunda filha de Constantino VIII e Helena de Alypious. Ela tinha uma irmã mais velha, Eudocia, e uma mais nova, Theodora. Eudócia era imprópria para governar devido à sua aparência ser desfigurada pela varíola, e sabe-se que se o herdeiro da coroa imperial tiver alguma doença ou incapacidade física, eles são, portanto, impróprios para governar. Zoe teria que dividir o trono com sua irmã mais nova, Theodora.

Não se sabe muito sobre a infância e juventude de Zoe, já que ela permaneceu na obscuridade uma vez que seu tio, Basílio II, temia a perda da dinastia macedônia se suas sobrinhas se casassem. Ainda assim, pretendentes procuraram as mãos das princesas imperiais, embora tenha sido de Zoe que Basílio II concordou em dar ao Sacro Imperador Romano Otão III em 996, uma vez que ela capturou a atenção da embaixada do imperador, Arnulfo, que achou Zoe bastante bela.

Como resultado, "em janeiro de 1002, ela acompanhou Arnulfo de volta à Itália, apenas para descobrir quando o navio chegou a Bari que Otão III havia morrido, forçando-a a voltar para casa. Outra oportunidade surgiu em 1028, quando uma embaixada do Sacro Império Romano chegou a Constantinopla com uma proposta de casamento imperial. Constantino VIII e Zoe, de cinquenta anos, rejeitaram a ideia quando foi revelado que o noivo pretendido Henrique, filho de Conrado II, tinha apenas dez anos.

Foi só quando seu tio morreu que Zoe foi capaz de escolher seu próprio marido. Até aquele momento, ela foi forçada a estar na companhia de sua irmã mais nova, Theodora, a quem desprezava e tinha sentimentos de ciúmes porque "nunca havia perdoado Theodora por ser a primeira escolha de seu pai para se casar com Romano". Ele, que viria a ser seu marido e co-imperador como Romano III Agyros, era o prefeito urbano de Constantinopla e terceiro primo distante da Imperatriz.

A fim de ter o poder para si mesma, não querendo compartilhar com sua irmã, Zoe manipulou Romano impedindo-o de se casar com Teodora, colocando um de seus homens para vigiá-la e depois acusando sua irmã "de conspirar para usurpar o trono, primeiro com Presiano da Bulgária, seguido por Constantino Diógenes, o Arconte de Sirmio." Consequentemente, Zoe teve sua própria irmã mais nova trancada em um mosteiro e a forçou a fazer seus votos.

Mesmo sendo casada e coroada ao lado de Romano, a Imperatriz ficou obcecada em manter a dinastia da qual era membro e tentou as muitas maneiras medievais possíveis de carregar um herdeiro, como poções, amuletos e encantos mágicos. Mas nenhuma das opções ditas poderia dar a ela o que ela queria. Romano, então, tentou controlar ainda mais a Imperatriz, limitando suas atividades, embora tolerasse seus casos extraconjugais.

 No entanto, "Em 11 de abril de 1034, Romano III foi encontrado morto em seu banho, e houve especulações de que Zoe e Michael conspiraram para tê-lo envenenado, depois estrangulado ou afogado. Zoe se casou com Michael mais tarde naquele mesmo dia e ele reinou como Michael IV até sua morte em 1041."

Interessante é observar que, mesmo tendo seu primeiro casamento em idade avançada para aquela época, ela se casou novamente em pouco tempo. Segundo suas crônicas contemporâneas, essa beleza e juventude admiradas pelos outros eram fruto de sua preocupação com a vaidade, ou seja, manter-se jovem e bela.

 Como vemos a seguir:

"As crônicas de testemunhas oculares da época a descrevem como loira, com pele branca brilhante, sem rugas e uma aparência muito jovem, preservando sua beleza até os 60 anos. Todas as fontes históricas concordam que sua principal ocupação era a manufatura de essências cosméticas, e para isso instalou um laboratório (myrepseion) em seus aposentos particulares, onde preparava diversos medicamentos e perfumes, dedicando grande parte de seu tempo a essas atividades"

Dessa forma, ela era muito mais animada mesmo na casa dos cinquenta do que provavelmente quando era mais jovem, mas deve-se levar em consideração que seus pais e tio não estavam mais lá para conter seu espírito livre. Quanto a se casar com um de seus amantes, Zoe pensou, como provavelmente muitas mulheres fariam, independentemente do século, que ele era o único. Que Michael seria mais dedicado a ela, mais do que seu marido anterior. Zoe estava errado, pois:

"Miguel IV estava preocupado com Zoe se voltando contra ele do jeito que ela havia se voltado para Romano, então ele excluiu Zoe da política, colocando todo o poder nas mãos de seu irmão João, o Eunuco. Zoe foi confinada novamente ao gineceu do palácio e mantida sob estrita vigilância, enquanto as visitas de Michael se tornaram cada vez mais raras. No entanto, a imperatriz descontente conspirou em vão contra João em 1037 ou 1038."

Embora não tenhamos informações de como foi a política sob o reinado de Zoe, pode-se presumir, talvez, que tenham sido em parte a razão de sua popularidade, pois quando Michael V a baniu após a morte da mão de Zoe e continuou a imputar tal um tratamento duro, um motim popular e violento levantou-se que quase lhe tirou a vida. Para atender à demanda popular de trazer a Imperatriz de volta, ela o fez, mas desta vez ela não deveria governar sozinha. Em vez disso, Zoe foi forçada a reinar com a irmã que ela mais odiava: Theodora.

"Uma delegação chefiada pelo patrício Constantino Cabasilas foi ao mosteiro de Petrion para convencer Teodora a se tornar co-imperatriz ao lado de sua irmã. Em uma assembléia em Hagia Sophia, o povo escoltou uma furiosa Teodora de Petrion e a proclamou imperatriz junto com Zoe. coroando Teodora, a multidão invadiu o palácio, forçando Miguel V a fugir para um mosteiro."

Mas a rivalidade entre irmãos permaneceria imóvel. Várias foram as tentativas que Zoe tentou ofuscar as políticas reinando apenas, mas ela foi impedida de fazê-lo a cada vez. Uma dessas tentativas, no entanto, incluiu um terceiro marido e este foi o limite que a Igreja Ortodoxa permitiu que os soberanos se casassem novamente. Constantino IX era então o terceiro marido de Zoe, mas ele não cedeu sua amante de longa data para se casar com a imperatriz, um acordo que foi estranhamente feito sem queixas de Zoe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com