TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A produção do conhecimento geográfico na antiguidade

Artigo: A produção do conhecimento geográfico na antiguidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Artigo  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 2

A Geografia surgiu, enquanto saber oficial, no início do século XIX, quando vêm a público as obras dos alemães (prussianos) Alexander Von Humboldt (1769-1859) e Karl Ritter (1779-1859).

Afirmar que a Geografia Científica surgiu no século XIX, em território alemão, não significa negar um saber geográfico anteriormente produzido.

A geografia é um saber tão antigo quanto a própria história dos homens. Desde os primórdios da história humana, os povos já eram dotados de uma mobilidade espacial, decorrente tanto do exercício da curiosidade como da necessidade de reprodução da própria sociedade, que levou ao conhecimento de regiões diferentes daquelas da habitação inicial.

Essas migrações permitiram a ampliação do conhecimento da superfície terrestre e propiciaram o registro e a transmissão desse saber geográfico.

Os gregos foram os precursores na produção de um saber geográfico de forma sistematizada. Esse pioneirismo grego explica-se, pelo desenvolvimento do comércio. O comércio é a fonte principal de contato com o “desconhecido”, ele estimula a curiosidade e obriga à sistematização das informações e conhecimentos geográficos.

As descrições dos lugares (aspectos sociais, culturais, políticos, econômicos, bem como características físico-naturais), tornam-se uma necessidade prática, juntamente com a produção de mapas. Esse saber geográfico era produzido principalmente, principalmente, por mercadores, navegantes, militares, historiadores, filósofos e matemáticos. A Geografia, encontrava-se diluída na filosofia grega.

A produção do saber geográfico na Antiguidade deu-se, por duas formas de expressão: vertente histórico-descritiva (narrativas de viagens e descrições regionais); vertente ma temático-cartografico (estudos referentes à forma e à dimensão da Terra e representações cartográficas).

Na vertente histórico-descritiva, destacam-se as contribuições de Heródoto, Hipócrates e Estrabão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com