TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade e Cultura

Por:   •  15/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

1. De forma objetiva, explique a metáfora do arroz:

A metáfora do arroz nos mostra que nem sempre devemos confiar na nossa intuição; essa historia nos mostrou que a principio a multiplicação dos grãos começa ridiculamente lenta,mas a partir da metade ela da saltos que mais de 99% das pessoas não conseguiriam prever.Com relação ao texto, é possível ver uma ligação  de surpresa com diversos avanços tecnológicos, o texto cita que já estamos na metade do tabuleiro, e além de ser um grande ganho tecnológico para sociedade será tbm  de muitas perdas para alguém, e querendo ou não o mundo terá que se reinventar, criando cargos e novas necessidades. A  história  mostra como o rei subestimou o pedido do criador do xadrez percebendo seu erro muito a frente

2. Como a TIC impacta na relação trabalho e produtividade?

 De acordo com o texto, podemos concluir que em toda a historia o crescimento da produtividade significou uma redução de empregos, isso pq, ela sempre esteve atrelada aos avanços tecnologicos. Isso faz com que cada vez mais os empregos se tornem competitivos, e em algumas funções, ate escassos. As funções que antes eram desempenhadas por homens, hoje varias maquinas realizam esses trabalhos, necessitando ser operadas por um único homem.

3. Como a chamada “terceira onda da Revolução Industrial” difere das suas antecessoras no que diz respeito aos países em desenvolvimento?

O texto cita, “A revolução digital ainda não cumpriu suas promessas  de mais produtividade e melhores empregos”  parando  para analisar esses eventos,conclui que  as revoluções industriais anteriores trouxeram milhares de empregos e o crescimento da produtividade foi inegável, elas trouxeram um  facilitador para as empresas investirem em mão de obra e em trabalhos em massa,produzindo assim muitos empregos, porém, depois da segunda guerra  esse crescimento estagnou, as tecnologias começaram a tomar conta  do mercado, trazendo muitos avanços  e aumentar a produtividade, mas como conseqüência  fizeram  cair a taxa de empregos, o que estagnou  salários. A Terceira revolução Industrial, como computadores e smartphones, tiveram um impacto bem menor  na produtividade que as invenções da Segunda Revolução, como a eletricidade.

4. Como os países considerados “ricos” são impactados pela TIC?

Eles possuem capital para investir em tecnologias e inovações, e também são responsáveis pelo aumento na taxa de desemprego.Os  paises ricos concentram seus investimentos para novas áreas tecnológicas e assim continuam mantendo o  posto de paises desenvolvidos, já os paises emergentes ou subdesenvolvidos, que em sua maioria mão de obra manual, mesmo  que existem setores mega- tecnologicos mas esta migração ocorre de uma forma mais lenta  os deixando atras do tempo em algumas situações, se comparados aos países desenvolvidos.

5. Explique o paradoxo de Solow:

Enunciado como o paradoxo de Robert Salow , conclui como o “paradoxo da produtividade”, que entre os períodos de 1996 e 2004, os computadores estavam presentes em todos os lugares, exceto nas estatísticas de produtividade. Apesar da disseminação dos avanços tecnologicos a partir da década de 70, alguns bons anos se passaram sem que isso se refletisse nos indicadores de produtividade. 

6. O que acontece quando o trabalho é barato e abundante?

Crescimento econômico nem sempre representa desenvolvimento Social. Quando trabalho é barato e abundante significa que, existe uma enorme quantidade de trabalhadores em busca de  emprego. E com isso, a tendência é que as empresas mantenham os salários baixos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com